Vídeo: Mãe de autista na cidade de Araruna se revolta com falta de atendimento obrigatório por parte da prefeitura

Publicado em quinta-feira, maio 9, 2024 · Comentar 


Foto Reprodução

A pesar de no último dia 02 de abril ter sido comemorado Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, uma mãe de um autista na cidade de Araruna, no curimataú paraibano, não teve terça-feira (07), muitos motivos para comemorar. Ocorre que Vanessa de Oliveira, gravou um vídeo que viralizou nas redes sociais, onde emocionada fala do descaso e falta de respeito por parte da gestão do prefeito Vital Costa, que negou atendimento obrigatório ao seu filho que sofre de transtorno do espectro do autismo (TEA).

“Minha gente eu já estou tão cansada dessas coisas, só Deus sabe o que eu tenho passado, o pessoal (secretaria de saúde) não atendeu o meu filho pois alegaram que ele estava bem agitado. Eu estou muito revoltada só não quebrei tudo lá (posto de saúde), porque estava com meu filho, chegamos de madrugada. Eu nunca vi criança com autismo ter que pegar ficha, sendo que por lei ele tem direito a atendimento prioritário. Eles botaram um monte de gente sem ser preferencial na minha frente só porque tem amizade”, comentou Vanessa visivelmente emocionada.

Veja  AQUI o vídeo

O autismo, atualmente chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos.

BENEFÍCIOS

Existe um benefício chamado BPC – Benefício de Prestação Continuada, ou popularmente chamado de “LOAS”. Esse benefício é pago pelo INSS a pessoas (crianças ou adultos) que comprovarem através de laudo médico (particular ou público) que possuem Espectro Autista, seja ele leve, moderado ou grave. Esse laudo médico pode ser do SUS ou Particular.

Além do laudo médico comprovando que a pessoa possui espectro autista, é necessário comprovar que pertence à família de baixa renda através de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).

Esse benefício é pago pelo INSS no valor de um salário-mínimo que atualmente representa R$1.412,00 por mês.

QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS AUTISTAS?

·         Carteira de Identificação.

·         Redução da jornada de trabalho dos pais.

·         Inclusão escolar.

·         Atendimento prioritário.

·         Mercado de trabalho.

·         Isenção de Impostos para a Aquisição de Veículos.

·         Vagas preferenciais no estacionamento.

·         Transportes.

Redação/ExpressoPB

Comentários