MORREU A IMORTAL | Marí se despede com tristeza da ícone Maria Anunciada Dias, autora do hino da cidade

Publicado em terça-feira, maio 14, 2024 · Comentar 


Essa terça-feira, 14 de maio, amanheceu de luto. A cidade de Mari perdeu uma de suas maiores referências na educação e na intelectualidade: a professora Maria Anunciada Dias, ou simplesmente professora Anunciada Dias.

Pernambucana de nascimento, Professora Anunciada Dias nasceu em 15 de janeiro de 1936 no Recife. Aos seis anos de vida ficou órfã e foi criada pelos padrinhos, conforme registra O Farol PB.

Em 1963 a Professora Anunciada chegou à Marí,  para ao lado do militar Manoel José Dias viver na terrinha pelo resto de seus dias.

Amante das letras, a professora Anunciada alfabetizou milhares de crianças, jovens e adultos ao longo dos anos. Sempre foi bastante participativa, observadora e conselheira.

Em 1983 teve a iniciativa de criar o hino de Marí, oficializado por Lei Municipal nº 322/89 aprovado pela Câmara de Vereadores em 18 de setembro de 1989, quando prefeito era o saudoso José de Melo.

Em 2005 recebeu honrosa homenagem ao ter seu nome colocado em uma escola localizada no Bairro Vermelho, por relevância e importância para a educação de Mari.

Certa vez, em entrevista a emissora de rádio local, onde sua música abre diariamente sua programação, a Professora Anunciada disse ser muito feliz por receber o reconhecimento de seu trabalho na educação em vida.

A professora Anunciada recebeu ao longo de sua vida inúmeras homenagens, em 2013 a Secretaria de Educação lhe fez brilhante homenagem onde ao lado da também professora – já falecida- Maria das Neves de Paula Arruda, protagonizaram um ‘dueto’ de narrativas e fatos da história de Marí.

Foto Reprodução

Uma das últimas homenagens a professora Maria Anunciada Dias ocorreu em 2023 pelo o Sistema de Comunicação OFarolPB na 17ª festa destaque. No mesmo ano também foi homenageada durante a reinauguração da escola que leva seu nome.

Marí de luto chora a morte da imortal Maria Anunciada Dias.


Como assessar EXPRESSO

Acesse agora a edição em nossa plataforma, na editoria da Revista EXPRESSO no site ExpressoPB.net (Clique no link para acessar a edição).

Redação/ExpressoPB

Comentários