Especialista diz que ver um “demônio” ao acordar é mais comum do que você pensa

Publicado em domingo, maio 5, 2024 · Comentar 


Foto Reprodução

Se você já se deparou com a visão de um “demônio” ou outra figura sombria ao acordar, saiba que isso é mais comum do que se pensa.

Na verdade, trata-se de uma alucinação durante a paralisia do sono, um fenômeno amplamente documentado.

Esse estado ocorre quando alguém transita do estágio de movimento rápido dos olhos (REM) durante o sono para o estado de vigília, explicou um especialista da Sleep Foundation, instituição de pesquisa especializada no sono.

Durante essas alucinações, o corpo fica temporariamente paralisado devido à atonia, uma condição em que os músculos não respondem aos impulsos nervosos. Essa atonia é uma característica natural do sono REM.

Na verdade, a atonia e as imagens mentais do sono REM parecem persistir mesmo em um estado de consciência e vigília esclareceu Eric Suni.

Estudos científicos e obras de arte abordaram essas alucinações, frequentemente interpretadas como visitas de fantasmas ou entidades sobrenaturais.

Uma pesquisa envolvendo 185 participantes descobriu que até 58% deles experimentaram a sensação de uma presença “não humana” no ambiente, enquanto 22% relataram ter visto uma figura diante deles.

Na Idade Média, episódios de paralisia do sono eram frequentemente interpretados como ataques demoníacos, nos quais os supostos demônios atacavam suas vítimas paralisadas e indefesas.

O conteúdo das alucinações vivenciadas durante um episódio de paralisia do sono pode variar enormemente, mas certos temas tendem a ocorrer com mais frequência do que outros. Uma delas é a dos demônios, belamente ilustrada em pintura famosa, ‘O Pesadelo’, de Henry Fuseli, que remonta a 1781 afirmou o professor Chris French, chefe da Unidade de Pesquisa em Psicologia Anomalística da Universidade de Londres, ao “Telegraph”.

Redação/O Segredo

Comentários