Maçã: saiba o que acontece com o corpo se você comer a fruta todo dia

Publicado em quarta-feira, maio 1, 2024 · Comentar 


Diz o ditado que quem se aproxima da maçã se afasta do médico, e não é apenas sabedoria popular. Várias pesquisas científicas apontam os benefícios garantidos pelo consumo diário da fruta.

De sabor suave e fácil digestão, a maçã contém potássio, fibras e compostos antioxidantes. Ela se encaixa no cardápio de forma versátil: pode ser colocada na bolsa para um lanche rápido, transformada em suco ou usada em preparo de receitas mais elaboradas.

“O consumo diário de uma maçã traz muitos benefícios para a saúde. Um dos principais é a redução das citocinas inflamatórias, elas prejudicam o organismo, deixando-o em permanente estado oxidativo. A maça neutraliza essas citocinas”, explica o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

O consumo diário de maçã é um hábito nos lares brasileiros, especialmente as da variedade fuji, que são vendidas em grandes pacotes.

“A maçã é uma fruta muito prática e acessível. Quem consome regularmente se beneficia de várias vitaminas, minerais e compostos bioativos”, explica a nutricionista Wellyda Oliveira, de Brasília.

Uma pesquisa de 2020 indicou que o consumo diário diminui a progressão de tumores no intestino em fase inicial. Uma investigação, de 2012, indicou que incluir a fruta todo dia no cardápio diminui em 40% o risco de entupimento de artérias em adultos.

Saiba as vantagens para o corpo do consumo diário de maçãs:

  1. Acrescenta nutrientes à dieta: Uma maçã grande possui apenas 104 calorias, mas satisfaz cerca de 20% da ingestão diária recomendada de fibras e 10% da de vitamina C, além de ter cerca de 5% da quantidade necessária de potássio, vitamina K, vitamina E e vitaminas B1 e B6.
  2. Ajuda no emagrecimento: Por ser rica em fibras e em água, a maçã ajuda a promover a sensação de saciedade e controlar a fome. Uma pesquisa de 2019 apontou que pessoas que comeram maçãs diariamente enquanto faziam dieta tiveram maior redução do peso do que aqueles que não incluíram o ingrediente.
  3. Colabora para a digestão: Por ter uma grande quantidade de nutrientes, a maçã pode ajudar no funcionamento digestivo. Ela contem pectina, uma fibra que tem ação semelhante aos probióticos, melhorando a variedade da microbiota intestinal.
  4. Diminui o risco de diabetes: Uma revisão de estudos de 2021 indicou que ao comer maçãs ou peras diariamente se diminui o risco de ter diabetes no futuro. A quercitina, uma das substâncias que compõe a fruta, foi considerada a responsável por este benefício.
  5. Protege o coração e o cérebro: Por ser muito rica em quercitina e em outros compostos antioxidantes, a maçã ajuda a diminuir o estresse oxidativo. A substância já foi associada a um risco menor de desenvolvimento de Alzheimer em um estudo de 2021.

Qual é a quantidade de maçã recomendada para consumo diário?

Em geral, não há contraindicações para o consumo diário da fruta. A recomendação é a ingestão diária de, aproximadamente, duas frutas pequenas ou uma fruta de tamanho grande por dia.

O ideal é dar preferência à fruta fresca. Quanto ao tipo de maçã, tanto a gala como a fuji tem composições nutricionais bastante parecidas. Apenas a verde é mais diferente, com um aporte mais alto de vitamina C.

Redação/Metrópoles  

Comentários