Dia Mundial do Câncer alerta para importância do tratamento e prevenção

Publicado em segunda-feira, abril 8, 2024 · Comentar 


O Hospital do Câncer de Barretos, localizado no interior de São Paulo, é referência mundial no tratamento e na prevenção da doença. Para se ter uma ideia, por ano são feitas cerca de 280 mil mamografias nas unidades hospitalares.

O trabalho de prevenção e conscientização do câncer de mama é realizado o ano todo pelo hospital de amor em Barretos.

Além das unidades físicas espalhadas em diversas cidades do Brasil, cerca de 55 carretas levam especialistas e exames a mulheres em regiões de difícil acesso e sem estrutura. E o diagnóstico precoce ajuda a reduzir o número de casos graves.

“É uma equipe de seis pessoas que chegam em um determinado lugar em uma cidade, e ali a mulher faz seu exame de papanicolau e exames de mama”, declarou o presidente do Hospital de Barretos, Henrique Prata.

Só no ano de 2021, na regional de saúde de Barretos, 87,5% dos casos de câncer de mama foram diagnosticados em estágio inicial, o que aumenta as chances de cura e sobrevida.

E foi o que aconteceu com Rosa Cunha, ela trabalha na instituição como coordenadora de projetos de conscientização, em um dos seus exames de rotina, a mamografia identificou um tumor de um centímetro. Bem no início, o que foi essencial para o sucesso do tratamento.

Por ano, cerca de 280 mil mamografias são realizadas para rastreio de câncer nas unidades do hospital. Um trabalho que se torna cada vez mais necessário diante do cenário desafiador. O Instituto Nacional de Câncer estima 74 mil novos casos anuais até 2025.

Mas não é só o câncer de mama tratado no Hospital do Amor. Entre os mais comuns estão câncer de colo de útero, de pele, próstata, colorretal, boca e pulmão, entre homens e mulheres.

Números de 2023 mostram que o hospital tinha 26 unidades fixas de saúde preventiva e 45 unidades móveis, elas estão espalhadas por 15 estados do Brasil. Ao todo, 2596 cidades e distritos recebem os trabalhos do hospital. Em 2022, foram realizados mais de um milhão de atendimentos e quase 275 mil pacientes.

Comentários