Web relembra Ulysses Guimarães nos 60 anos do golpe: “Ódio e nojo à ditadura”

Publicado em domingo, março 31, 2024 · Comentar 


Foto Reprodução

No dia em que o golpe militar completa 60 anos, diversos internautas relembraram o discurso de Ulysses Guimarães ao promulgar a Constituição de 1988.

Na ocasião, o então presidente da Assembleia Nacional Constituinte discursou sobre a promulgação da Constituição, que substituiu a legislação da ditadura e continua em vigor até os dias de hoje. Essa Constituição assegurou o voto direto para a chefia do país e proibiu a censura prévia a qualquer tipo de conteúdo.

Ao promulgar o texto, Guimarães fez um discurso duro, reconhecendo que a Constituição “certamente não é perfeita”, mas ressaltando que “o traidor da Constituição é um traidor da pátria”.

“Traidor da Constituição é traidor da pátria”, disse. “Quando, após tantos anos de lutas e sacrifícios, promulgamos o estatuto do homem, da liberdade e da democracia, bradamos por imposição de sua honra: temos ódio à ditadura. Ódio e nojo”.

Nas redes sociais, o assunto é um dos mais comentados. No X, antigo Twitter, a frase inesquecível “Ódio e nojo à ditadura” foi parar nos Trending Topics.

Redação/DCM – O Essencial 

Comentários