Vereadores ficam solidários a Neto Martins e Zeca Gomes, que tiveram mandatos cassados

Publicado em quarta-feira, outubro 4, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução

Vereadores que se revezaram da tribuna da Câmara Municipal de Mari, durante a sessão deliberativa de hoje (4), ficaram solidários aos vereadores Neto Martins e Zeca Gomes, ambos do PP, que tiveram os mandatos cassados na última segunda-feira (2) pelo Tribunal Regional Eleitoral.

“Ergam suas cabeças, confiem no propósito que Deus é soberano”, disse o presidente da Câmara, Willame de Lima Mendonça, afirmando ainda que eles estavam desempenhando muito bem suas funções, eleitos que foram pelos marienses.

A vereadora Valeska Magalhães, também expressou solidariedade, considerou que as decisões da justiça eleitoral deveriam ser revistas e em vez de punir os vereadores que lutaram conseguir a eleição, que fossem punidos os dirigentes partidários.

Os vereadores Lói da Saúde, Paulo Pipoco e Arlinda Meireles também ficaram solidários aos colegas, que não estiveram presentes à sessão. Eles permanecem na titularidade dos mandatos até que haja a retotalização dos votos e diplomação dos suplentes.

Entenda o caso

O TRE-PB concluiu que houve fraude à cota de gênero praticada por duas candidaturas fictícias e por essa razão anulou todos os votos dados ao Partido Progressista nas eleições de 2020, o que culminou com a cassação dos vereadores.

Os suplentes Magdiel Olinto (PTB) e Neta do Sindicato (PL) recorreram de decisão do juízo de primeiro grau alegando que a candidata Wanda do Posto (PP) não obteve sequer o seu voto, não fez campanha em rede social e apoiou a candidatura do seu filho, Joãozinho de Nado do Ônibus (137 votos), enquanto que Mariane Guedes (PP) obteve apenas um voto, não fez campanha e apoiou a candidatura da vereadora Arlinda Meireles. Às investigadas foi aplicada pena de inelegibilidade por oito anos, assim como ficou inelegível por oito anos o Joãozinho de Nado do Ônibus.

O TRE-PB determinou a retotalização dos votos, que deve ocorrer em breve. Os suplentes Magdiel Olinto e Neta do Sindicato devem ser alçados à titularidade do mandato até 31 de dezembro de 2024.

Redação/O DIA1

Comentários