VULTO DA HISTÓRIA / Monsenhor Erivaldo Tavares: Responsável pela criação da Paróquia de Mari em 07 de outubro de 1953

Publicado em terça-feira, setembro 12, 2023 · Comentar 


Na semana que antecede ao aniversário de 65 anos da cidade de Mari, o ExpressoPB.net, através da Revista Digital EXPRESSO produz o Especial VULTOS DA HISTÓRIA buscando apresentar aos seus leitores, sobretudo aos da cidade de Mari quem foram as pessoas que ajudaram a construir os seus 65 anos de história.

Nessa série, o trabalho produzido e aqui apresentado deu uma ‘saída da curva’ para evidenciar pessoas, muitas vezes anônimas, que apesar de não ter recebido destaque nas paginas de eventuais livros de história sobre a construção do lugar, também contribuíram com ela, através da força de seu trabalho, de sua representatividade por onde andou ou pela sua dedicação e amor a seu povo e sua terra.

 

Falar dos 65 anos de Mari sem falar no Monsenhor Eurivaldo Caldas Tavares é ocultar parte da história da cidade que nasceu tendo como alicerce a sua fé. No terceiro número da série VULTOS DA HISTÓRIA, apresentamos o pessoense Monsenhor Erivaldo que ajudou a Mari a se tornar o que hoje é: uma cidade de muita fé e religiosidade.

Foto Reprodução/Arte: Odia1

 

Nascido no dia 29 de abril de 1921, na cidade de João Pessoa, Erivaldo Tavares era o quarto filho de Dr. Eurípedes Tavares e Maria das Dores Caldas Tavares. Foi batizado na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes em 22 de agosto do mesmo ano de seu nascimento.

Fez seus estudos primários no Grupo Escolar “D. Pedro II”, concluindo-os no Grupo Escolar “Thomaz Mindelo”, em 1932. Matriculou-se, em 1933, no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, onde concluiu o curso ginasial e colegial em 1937.

Cursou o primeiro ano de Filosofia no Seminário de Olinda, e o restante no Seminário paraibano, onde concluiu os estudos filosóficos e teológicos. No Seminário Arquidiocesano da Paraíba, laureou-se em Filosofia (1939) e em Teologia (1943), sob a orientação do grande Reitor Mons. José Tibúrcio de Miranda.

No dia 4 de março de 1944, na catedral metropolitana, foi ordenado sacerdote, pelas mãos do arcebispo Dom Moisés Coelho.

Em 1950, foi nomeado cônego honorário do Cabido Metropolitano e em 1998 recebeu o título de Monsenhor Capelão Papal.

Dedicou-se ao magistério, inicialmente, como professor. É professor-fundador da Universidade Autônoma de João Pessoa (UNIPÊ).

Foi secretário de Educação da Prefeitura de João Pessoa; Diretor da Escola Regimental da Polícia Militar da Paraíba.

Escreveu diversos livros de história eclesiástica, moral e cívica, biografias de ilustres paraibanos. Foi Pároco de Sapé durante 16 anos.

Monsenhor Erivaldo Tavares foi o responsável pela criação da Paróquia de Mari em 07 de Outubro de 1953, adquirindo recursos para a conclusão da Igreja Matriz e patrimônio para a manutenção da mesma.

Monsenhor Erivaldo faleceu no dia 24 de junho de 2013, aos 92 anos de idade, na cidade de João Pessoa-PB.

*Texto e registro fotográfico: Paróquia de Mari

Redação/Revista Expresso
Série Vultos da História/2023

Comentários