Conheça a professora que pedala 18 km por dia para lecionar em Florianópolis

Publicado em sexta-feira, junho 30, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução

Que tal pedalar 18 quilômetros por dia para ir e voltar do trabalho? Impensável para você? Pois essa foi a escolha de Patrícia da Cruz Abes, professora e diretora da Neim Caetana Marcelina Dias, localizada no Ribeirão da Ilha, na região Sul de Florianópolis. Patrícia, que mora no Campeche, viu na bicicleta o meio de transporte perfeito para se locomover pela cidade.

Professora pedala 18 km por dia para dar aula em FlorianópolisConheça a professora e diretora da rede municipal que adotou a “magrela” como meio de transporte em Florianópolis – Foto: PMF/Divulgação/ND

Ela conta que sai de casa por volta das 6h50 e, perto das 7h20 da manhã, já está estacionando sua bike na escola para da início ao dia de trabalho. “Quando chego na unidade dá tempo de me trocar e começar tranquilamente”, diz Patrícia, que pedala cerca de 90 km por semana.

Professora vê no esporte fonte de integração familiar

Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, A professora conta que o esporte sempre esteve presente na sua vida. Na adolescência corria provas de 800 e 1.500 metros.

Atualmente, casada com Laurent Abes, profissional de Educação Física e instrutor de tênis, ela passou a praticar o esporte por influência do marido há cerca de 18 anos. Hoje, toda a família, que inclui Sophie, 12 anos, e Gael, de 7, é adepta das raquetes.

A família de Patrícia junto com o atleta de tênis, Guga – Foto: PMF/Divulgação/NDA família de Patrícia junto com o atleta de tênis, Guga – Foto: PMF/Divulgação/ND

Na pandemia, Patrícia conheceu o beach tennis. Sozinha ou em dupla com o marido, ela já competiu na Liga RB Adrenalina, Liga BT dos Amigos, Liga Sul da Ilha, Miami Beach, Inter Arenas e BT Tour Floripa.

Sophie, a primogênita, foi campeã na categoria sub-14 feminina e vice de duplas com a sua mãe na categoria mista da segunda fase do BT Tour Floripa, campeonato que ocorreu na Praia da Joaquina, região Leste da Ilha.

Patrícia aponta, para além dos ganhos para a saúde, a importância do esporte na socialização da família. “Nossa vida social é agitada, de muitos eventos aos finais de semana, o que amplia o nosso círculo social com vínculos entre adultos e crianças”, explica.

Toda essa prática é uma válvula de escape barata e saudável – Foto: PMF/Divulgação/NDToda essa prática é uma válvula de escape barata e saudável – Foto: PMF/Divulgação/ND

Todo o desempenho e as conquistas da família são publicado nas redes sociais de Patrícia. “Busco mostrar que mesmo trabalhando muito, com dois filhos e toda a rotina diária, é possível reservar um tempo para o autocuidado e o bem-estar”, finaliza.

Redação/ndmais

Comentários