Ela começou fazendo faxina nos EUA, abriu empresa de limpeza e faturou mais de US$ 2 milhões em 2022

Publicado em terça-feira, junho 20, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução

“A minha maior virada de chave foi quando entendi que o negócio de limpeza não era só uma faxina e podia ser uma empresa”. É assim que Mila Garro, brasileira que se mudou para os Estados Unidos em 2007, sem falar inglês, define a sua relação com o empreendedorismo. Ela hoje comanda a Fiv5 Star Cleaning, um negócio que projeta encerrar 2022 com faturamento de 2,3 milhões de dólares.

Com 40 funcionárias e uma cartela de aproximadamente mil clientes, a empresa atua no estado da Carolina do Norte e, mais recentemente, chegou também a Miami, na Flórida, cidade onde Garro vive. A empresa fechou 2021 com receita bruta de US$ 2 milhões, valor que já foi atingido neste ano.

Embora muitas vezes o serviço de limpeza seja subjugado, a empresária, que chegou a cursar administração no Brasil, diz que se entregou a ele de cabeça, de modo que passou a relevar qualquer tipo de preconceito.

“Eu comecei limpando casas, como faxineira, mas peguei amor pelo meu trabalho, mesmo que uma pessoa me olhasse diferente”, diz Garro. “Quando estava fazendo faxina, aquilo não me importava porque eu estava tão envolvida com o meu trabalho, e buscando melhorar e profissionalizar, que eu não tinha esse tempo”, completa.

No começo, o número de clientes chegava até doze por dia, quantidade que ela dividia com outra mulher, que a ajudava com a demanda. Mas para poder transformar aquilo num negócio, de fato, ela precisa de tempo para se capacitar. Então, ela colocou outras pessoas em seu lugar na função de limpeza.

“Meu primeiro passo para me tornar empresa foi entender que limpando casa somente eu não ia conseguir crescer, porque eu não tinha tempo. Então me planejei seis meses, porque também não queria abrir mão daquele lucro, de cara, e fui pegando clientes, treinando pessoas e formando grupos. Isso começou em 2011”, lembra Garro.

Empresa tem 40 funcionárias que prestam serviços nos estados da Carolina do Norte e Flórida (Foto: Fiv5 Star Cleaning/Divulgação) — Foto: PEGN

Empresa tem 40 funcionárias que prestam serviços nos estados da Carolina do Norte e Flórida (Foto: Fiv5 Star Cleaning/Divulgação) — Foto: PEGN

A partir de então, Garro começou a se capacitar, aprendendo desde inglês até outras formações mais ligadas a negócios. Outro aprendizado, segundo ela, foi olhar para o mercado e entender como outros negócios funcionavam.

“Eu passava por muitas dificuldades na hora de contratar pessoas, de cooptar mais clientes e comecei a olhar para outras companhias americanas. Comecei a me espelhar nelas e ver o que elas tinham de diferente. Elas tinham uniforme, seguro protegendo o trabalho, coisas que eu não sabia e que, quando comecei a aplicar, vi a transformação de um simples negócio em uma empresa estruturada”, diz Garro.

Atualmente, Mila tem projetado outros caminhos para sua vida profissional. Com a empresa mais consolidada, ela está em busca de um nome para dirigir a Fiv5 Star Cleaning enquanto ela se dedica exclusivamente à carreira de mentora. Em suas redes sociais, ela compartilha dicas de liderança e aprendizados que acumulou na sua jornada pessoal. Atualmente, ela tem mais de 300 alunas e consultoras nessa vertente, que não entra nas receitas da Fiv5 Star Cleaning, diz ela.

“Hoje tenho a minha empresa, mas também tenho a parte de treinamento, que é o que mais amo e quero me dedicar. Estou buscando um diretor-executivo, um CEO, que consiga cuidar da minha empresa de limpeza para que eu possa me dedicar a isso”, compartilha Garro.

Redação/PEGN 

Comentários