INOVAÇÃO: Mulheres criam tijolo de areia e plástico mais resistente que o tradicional

Publicado em sexta-feira, maio 5, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução

Kedibone e Kekeletso Tsiloane são duas irmãs nascidas na África do Sul que usaram da criatividade e da sustentabilidade para inovar no ramo da construção. Juntas, elas fundaram a Ramtsilo, uma empresa administrada exclusivamente por mulheres e dedicada à produção de tijolos sustentáveis, feitos de materiais reciclados como areia e plástico.

As irmãs desenvolveram o interesse pela área da construção civil ainda adolescentes, já que seu pai trabalhava em uma construtora, onde elas também tiveram seu primeiro emprego como estagiárias. Já o sonho de abrir um negócio próprio veio juntamente com a preocupação das duas pela questão ambiental.

O tijolo que criaram é feito de areia e plástico, e é uma alternativa ao tijolo tradicional. A criação das mulheres é resistente ao fogo, à compressão e garante maior isolamento e eficiência energética, sendo ideal para edificações com mais de dois andares.

As empreendedoras enfatizam que, por serem feitos com materiais descartados, os “Plasti-Bricks” criam uma economia circular e ecológica na indústria de materiais de construção e reciclagem de plástico. Para elas, o trabalho dos catadores é fundamental.

“É um trabalho extraordinário e estamos tentando aumentar o valor dos quilos dos itens coletados, garantindo que ganhem melhor e trabalhem menos. […] Nós realmente tentamos trazer dignidade a esse lado da economia porque os coletores e coletoras estão desempenhando um papel muito importante na sociedade”, explicam.

Desde 2018, quando o negócio das sul-africanas passou a receber mais atenção no mercado, elas expandiram suas atividades, contratando cada vez mais funcionários – homens e mulheres. A empresa também passou a oferecer serviços de gestão de resíduos e reciclagem para auxiliar na prevenção da contaminação ambiental em aterros sanitários.

Redação/ Razões Para Acreditar

Comentários