Mãe que investigou morte do filho por policiais morre de câncer no Rio

Publicado em domingo, março 19, 2023 · Comentar 


Laura Ramos de Azevedo e seu filho Lucas de Azevedo Albino
Foto: Reprodução/Jornal O Globo

Laura Ramos de Azevedo, mãe de Lucas de Azevedo Albino, faleceu nessa sexta-feira (17) aos 40 anos. Desde janeiro de 2019 ela lutava para provar que seu filho, morto pela polícia, era inocente. Ela tinha câncer, e a doença que começou no pulmão, já tinha chegado aos ossos e ao cérebro. As informações são do jornal O Globo.

Lucas foi assassinado por policiais militares, aos 18 anos, na entrada da favela da Pedreira, onde ambos moravam. Os agentes acusavam o jovem negro de ser traficante e ter atirado contra uma patrulha. Laura disse que era mentira, que seu filho não era bandido e ela podia provar isso porque tinha investigado o crime por conta própria.

Na semana seguinte ao crime, ela percorreu toda a favela atrás de testemunhas e de imagens de câmeras de segurança para provar a inocência de Lucas.

Laura conseguiu localizar testemunhas e as convenceu a prestarem depoimento sobre o caso no Ministério Público. Por fim, ela teve acesso a uma foto que mostrava o filho sendo colocado na viatura pelos PMs sem ferimentos. Quando deu entrada Hospital Carlos Chagas, 30 minutos depois, o jovem já estava morto com um tiro na cabeça.

Graças às provas conseguidas por Laura, o Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou à Justiça quatro policiais em junho de 2021. Segundo a investigação, Lucas foi colocado na viatura ainda com vida e foi executado em seguida.

Laura prestou depoimento no Tribunal de Justiça e compareceu a todas as audiências do processo em meio as sessões de quimioterapia e internações no Instituto Nacional do Câncer.

A mão de Lucas não conseguiu ver os responsáveis pela morte do filho serem condenados. Há três anos em cuidados paliativos, ela veio a falecer na UPA de Costa Barros após passar mal em casa. O julgamento dos policiais vai continuar.

Da Redação 
Com O Essencial/DCM

Comentários