Eduardo Carneiro cobra providências a órgãos competentes para responsabilizar prefeitura por danos contra o patrimônio histórico em Areia”

Publicado em quarta-feira, janeiro 25, 2023 · Comentar 


O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), lamentou a destruição do piso do casarão José Rufino, em Areia, uma construção com mais de 200 anos, e cobrou aos órgãos competentes, a responsabilização da prefeitura pelos danos causados ao patrimônio histórico da cidade.

O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o único no Brasil a conservar o piso original de senzalas.

Eduardo cobrou providências urgentes ao IPHAN e IPHAEP para que a prefeitura de Areia seja responsabilizada pelos danos causados contra a história e cultura da cidade. Ele também vai acionar o Ministério Público do Estado (MPPB) e o Ministério Público Federal (MPF) para que instaurem um inquérito visando a punição dos responsáveis. “É lamentável vermos uma situação vergonhosa como essa que destruiu parte da memória de uma cidade tão rica culturalmente como Areia. Queremos providências urgentes, uma apuração rigorosa e a responsabilização dos culpados”, frisou.

Eduardo Carneiro também criticou a forma amadora como a prefeitura vem lidando com o caso, que repercutiu de forma negativa em todo o estado e sendo tratado como um crime sem precedentes contra a história. “Essa é mais uma lambança, uma ação atabalhoada de uma gestão que não disse a que veio, infelizmente”, arrematou.

Da Redação 
Com PBAgora 

Comentários