Consumo excessivo de medicamentos pode levar a doenças renais, alerta médica; Paulinha Abelha fazia uso de remédios

Publicado em quinta-feira, fevereiro 24, 2022 · Comentar 


O abuso do consumo de medicamentos pode trazer prejuízos à saúde, acarretando o surgimento de doenças renais. O alerta é da nefrologista Cecília Pegado, em conversa com o ClickPB. O tema volta ao destaque nos noticiários com a morte da vocalista da Calcinha Preta, Paulinha Abelha. De acordo com a equipe médica, que acompanhou a artista, o consumo de ‘substâncias de cunho estético’ pode ter causado lesão renal.

No entanto, a origem do que acarretou o problema de saúde da artista ainda é investigada. Porém, a cantora fazia uso de remédios para emagrecer. Os médicos que atenderam a cantora, chegaram a informar que o uso de diuréticos, de forma abusiva, poderia ‘levar a lesão renal de caráter crônico’. Por não responder ao tratamento dado, os profissionais chegaram a frisar que o desafio era manter a artista viva.

Sobre o uso de medicamentos, a médica Cecília Pegado explicou, de forma geral, que o consumo excessivo de medicamentos pode trazer vários problemas renais. “Algumas medicações são nefrotóxicas. A gente chama a situação de insuficiência renal aguda por nefrotoxicidade”, comentou, destacando que no caso da cantora, isso pode ser uma “possibilidade” , mas lembrou que “existe um leque de possibilidades” que acarretou a lesão renal na cantora.

Ainda de acordo com a nefrologista, há doenças que em poucos dias leva a insuficiência renal e ressaltou que o uso de drogas, de medicamentos do tipo antibobióticos, por exemplo, “são nefrotóxicos”. Pontuou ainda, em conversa com o ClickPB que “algumas bactérias podem causar a doença renal” e citou ainda o vírus da hepatite C.

No entanto, não se sabe se Paulinha Abelha tinha problemas renais crônicos. Porém, de acordo com a médica, o que chama a atenção é a evolução rápida como se deu no caso da cantora. “Mas normalmente os problemas crônicos não cursam de maneira tão abrupta no caso que foi o dela”, comentou.

Da redação/ Com Click PB

Comentários