Enem: mais de 340 mil candidatos participaram da reaplicação da prova

Publicado em segunda-feira, janeiro 10, 2022 · Comentar 


Mais de 340 mil candidatos tiveram nesse domingo (9) a reaplicação das provas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, destinadas a quem estava inscrito no teste regular, mas teve a aplicação prejudicada de alguma forma. São alunos que perderam as provas regulares, quem teve isenção na edição de 2020, mas não conseguiu comparecer e pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.

Assim como no Enem regular, os participantes fazem, em dois domingos seguidos, quatro provas objetivas de 180 questões no total, sendo 45 questões em cada área do conhecimento.

Nesse primeiro dia foi a vez de redação, que teve o tema “Reconhecimento da Contribuição das Mulheres nas Ciências da Saúde no Brasil”, além de linguagens e ciências humanas.

No próximo domingo, dia 16, vai ser a vez das provas de ciências da natureza e matemática.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sisu, Sistema de Seleção Unificada, e ao ProUni, Programa Universidade para Todos. Para isso, o candidato não pode tirar nota zero na redação. Quem fizer o exame pode tentar também o financiamento estudantil em programas do governo, como o Fies, além de se candidatar a uma vaga em instituições de ensino superior portuguesas que têm convênio com o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Da redação/ Com Agência Brasil

Comentários