Começa a cerimônia de abertura oficial das Olimpíadas

Publicado em sexta-feira, julho 23, 2021 · Comentar 


A abertura oficial das Olimpíadas acontece em alguns minutos, sem a inédita participação de público. Por conta da pandemia, a arena não pode contar com os adeptos que, mesmo assim, comparecem ao Estádio Olímpico de Tóquio, local da cerimônia.

Também por conta disso, as delegações estão restritas, com um número reduzido de atletas. Normalmente, todos os participantes participam do desfile, carregando a bandeira de seu país. No caso do Brasil, apenas quatro pessoas foram selecionadas. Os porta-bandeiras Bruno Rezende, do vôlei, e a judoca e Ketleyn Quadros serão acompanhados pelo Chefe de Missão, Marco La Porta, e por mais um oficial administrativo.

Mas é porque não compareceram a arena, que os atletas brasileiros deixaram de fazer a sua fazer. O time Brasil hospedado na Vila Olímpica organizaram o próprio desfile, com o uniforme oficial e muita alegria.

Protestos

Porém, nem tudo é festa. Certa de 50 manifestaram se reuniram em frente ao prédio do Governo Metropolitano de Tóquio, com gritos de “não às Olimpíadas” e “salvando a vida das pessoas”, além de cartazes dizendo “cancele as Olimpíadas”.

Como já é sabido, por conta da pandemia do novo coronavírus, os Jogos não contaram com a presença de público e está sendo realizado um ano após a data planejada.

Vale lembrar que a aglomeração e a chega de diversas pessoas ao Japão aumentou o número de infecção. Só Tóquio registrou 5.300 novas infecções, a maior taxa em dois meses, mesmo em estado de emergência.

A preparação brasileira

O cronograma seguiu, pela primeira vez na história, o alfabeto França e Estados Unidos. Isso significa que o Brasil, mesmo a letra B, estará na última metade dos países. Curiosamente, as vogais vêm antes das consoantes e seguem uma ordem diferente, A, i, u, e, o. Dessa foram, o país verde e amarelo será o 150º.

Enquanto isso, os porta-bandeiras do Brasil, Bruninho e Ketleyn Quadros, seguem se preparando para o evento. Pouco tempo antes de começar, o perfil oficial do Twitter do time brasileiro postou uma foto dos dois já dentro do Estádio Olímpico.

O início

A cerimônia começou com um toque de tecnologia e um contraste da pandemia com a ansiedade pelos jogos. Enquanto o anúncio dos país sede era mostrado, em 2013, após superar Madri, Espanha, e Istambul, Turquia, Tóquio também foi retratada no ano ano novo de 2020 e vazia.

Em um vídeo, preparado pelos japoneses, não deixou de retratar a preparação dos atletas. Em uma contagem regressiva, todos os esportes olímpicos foram retratados, começando do ano em que estamos, 2021. Curiosamente, o Estádio Olímpico, com sua forma oval, foi retratado como o último número. Com sua apresentação, uma queima de fogos dava início à abertura.

Da redação/ Com Metrópoles

Comentários