UFC 258: Gilbert Durinho vai em busca de título inédito contra o campeão Kamaru Usman

Publicado em domingo, fevereiro 14, 2021 · Comentar 


O UFC 258 será realizado neste sábado, em Las Vegas, e terá como atração principal a disputa pelo cinturão dos meio-médios. O campeão, Kamaru Usman, colocará seu título em jogo pela terceira vez. Ele vai enfrentar Gilbert Durinho, seu ex-parceiro de treinos e que busca um feito inédito para o Brasil: chegar ao topo da categoria até 77kg, que até hoje nenhum brasileiro conseguiu.

Em entrevista ao Combate, Durinho falou sobre a pressão por essa conquista e como pretende desbancar o campeão.

– Está faltando um pedacinho pra preencher, pra fazer história, e eu quero muito isso. E como eu falei, muita gente: “Ah, tem pressão? O que você acha?”. Eu não tenho que ganhar o cinturão, eu quero ganhar o cinturão e isso é tudo. Eu vou chegar lá e vou entregar tudo o que eu tenho pra buscar esse cinturão. Acho que o Usman virá um pouco com disciplina. Ele é bem disciplinado, não se arrisca muito, então acho que ele vai tentar levar uma luta mais segura, trabalhando muito na distância, tentando controlar um pouco, querendo dominar, que é uma qualidade que ele tem, de ele querer controlar e dominar os adversários. Mas acho que vai ser com muita paciência, com muita tensão, com muita tranquilidade e pra mim vai ser o contrário. Tirar essa disciplina dele, tirar essa tranquilidade dele, ir bem agressivo e é isso, vai ser uma guerra.

Kamaru Usman e Gilbert Durinho se enrolam com máscaras em pesagem do UFC 258

Usman e Durinho se conhecem muito bem. Uma estatística não-oficial repetida diversas vezes durante a promoção do evento é que eles já fizeram mais de 200 rounds de sparring juntos. E talvez seja por isso que, apesar de demonstrar respeito e admiração pelo ex-companheiro de treinos, o atual campeão se mostre tão confiante na manutenção do título.

– Eu vencerei do jeito que eu quiser. Daniel Cormier (ex-lutador e atual comentarista do UFC) disse esta semana que, no fundo, nós sabemos o que vai acontecer. E eu acredito de verdade que Gilbert sabe disso também. Eu acredito que ele acredite em si mesmo, ele tem confiança em si mesmo e isso aparece agora nas suas lutas. Gosto disso, eu aplaudo isso, mas eu não comecei a fazer isso há dois anos, estou fazendo isso por toda minha carreira. Não deixo nada descoberto quando me preparo para estas lutas, e acho que isso vai me ajudar a prevalecer no sábado – afirmou o “Pesadelo Nigeriano” em entrevista ao Combate esta semana.

A pesagem oficial foi realizada nesta sexta-feira e, logo após subirem na balança, o campeão e seu desafiante fizeram uma encarada intensa.

Confira a encarada entre Kamaru Usman e Gilbert Durinho na pesagem do UFC 258

Três brasileiros no card preliminar

Durinho será o único brasileiro em ação no card principal, mas três representantes do país lutarão nas preliminares. E será um atrás do outro.

Polyana Viana será a primeira a subir ao octógono. Ela terá pela frente Mallory Martin e quer emendar sua segunda vitória seguida na organização.

– É muito bom ganhar, e quanto mais a gente ganha, mais quer ganhar. Fica com sede de vitória mais ainda (…). Estava vindo de três derrotas. Não era uma coisa que estava me dando tanta pressão, mas sim, foi um alívio ter tirado essa zebra de cima de mim. Se Deus quiser, a gente vai engrenar só com vitórias agora – disse a lutadora paraense ao Combate.

Polyana Viana x Mallory Martin — Foto:  Jeff Bottari/Getty Images
Polyana Viana x Mallory Martin — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

Logo na sequência, será a vez de Dhiego Lima, que lutará contra Belal Mahammad, 13º colocado no ranking dos meio-médios. O brasileiro espera vencer para roubar a posição do seu adversário.

– Se você ganha de um cara ranqueado, você pega o número dele! É isso que a gente vai buscar, esse número 13. Ou finalizando esse cara, pode ir até para o top 10. É uma luta muito importante para mim, especialmente não lutando há um ano e dois meses e já pegando um cara ranqueado. Tem muita coisa nessa luta para mim. Quero chegar lá e arrebentar! Quem sabe já (me) colocam no top 10, e no final do ano top 5. E ano que vem é cinturão! – disparou um otimista Dhiego ao Combate.

Belal Muhammad x Dhiego Lima — Foto:  Jeff Bottari/Getty Images
Belal Muhammad x Dhiego Lima — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

Fechando o card preliminar, Rodolfo Vieira vai em busca de sua terceira vitória no octógono, e a manutenção de sua invencibilidade, contra Anthony Hernandez. Em entrevista ao Combate, o faixa-preta de jiu-jítsu falou de sua evolução no MMA.

– Pra essa luta, sinto que estou muito melhor do que na última luta. Evoluí em tudo, mas tentei melhorar em tudo que eu vinha fazendo, nos fundamentos de cada modalidade, no boxe, nas quedas, no meu jiu-jítsu. Esse é meu foco. Todo dia, com ou sem luta, é o que faço. Treino pra melhorar em todos os aspectos do meu jogo.

Rodolfo Vieira x Anthony Hernandez — Foto:  Jeff Bottari/Getty Images
Rodolfo Vieira x Anthony Hernandez — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

O UFC 258 perdeu uma de suas principais lutas na véspera do evento. O confronto entre os pesos-leves Jim Miller e Bobby Green foi cancelado. Green passou mal logo após a pesagem e foi vetado de lutar. Dana White revelou que o lutador chegou a desmaiar nos bastidores, após se pesar.

Combate transmite o UFC 258 ao vivo e com exclusividade a partir de 20h30 (horário de Brasília). O SporTV 3 e o Combate.com mostram o “Aquecimento Combate” e as duas primeiras lutas ao vivo no mesmo horário; o site acompanha todo o evento em Tempo Real.

UFC 258
13 de fevereiro de 2021, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (0h, horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Kamaru Usman x Gilbert Durinho
Peso-mosca: Maycee Barber x Alexa Grasso
Peso-médio: Kelvin Gastelum x Ian Heinisch
Peso-médio: Maki Pitolo x Julian Marquez
Peso-pena: Ricky Simón x Brian Kelleher
CARD PRELIMINAR (21h, horário de Brasília):
Peso-médio: Rodolfo Vieira x Anthony Hernandez
Peso-meio-médio: Belal Muhammad x Dhiego Lima
Peso-palha: Polyana Viana x Mallory Martin
Peso-casado (até 63,5kg): Andre Ewell x Chris Gutierrez
Peso-meio-médio: Gabriel Green x Phil Rowe
Peso-mosca: Gillian Robertson x Miranda Maverick

Da redação/ Com Globoesporte.com 

Comentários