A Prefeitura de Duas Estradas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a empresa “Limpa Fossas Mariense”, realizou na última Quinta-feira (13), mais uma ação para desinfecção de áreas públicas do município, no combate ao novo coronavírus. Desta vez, o trabalho aconteceu nas principais ruas da cidade.

Para a limpeza, a cidade contou com um caminhão pipa e 5 profissionais trabalhando nas ruas, avenida, espaços públicos, unidades escolares, pontos de ônibus e, principalmente, em áreas próximas a unidades de saúde, com o objetivo de minimizar o risco de contaminação pela Covid-19.

A mistura usada para a higienização dos locais combina água, cloro e hipoclorito de sódio (composto químico usado frequentemente como desinfetante e alvejante), conforme recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), utilizada pelo caminhão da empresa “Limpa Fossas Mariense” e na aplicação com bombas costais de pulverização.

As medidas adotadas no combate à pandemia de coronavírus em Duas Estradas seguem os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), dos governos federal, estadual e municipal – em entendimento ao decreto municipal 037/2020 – com acompanhamento da Vigilância em Saúde do município, que adota e atualiza diariamente, os protocolos de combate ao novo coronavírus.

Para a Secretária de Saúde, Geveralda Farias, a desinfecção desses lugares é de extrema importância por promover a diminuição da carga viral, protegendo não somente as pessoas que já apresentam alguma fragilidade de saúde, mas também a todos os cidadãos que necessitam transitar por esses ambientes, por motivos profissionais ou de urgência. “Com esse serviço, estamos garantindo à população a possibilidade de menor contaminação pelo Coronavírus, o que nos permite reforçar o controle da pandemia”, destaca a secretária.

Geveralda ressalta ainda que esta é uma lavação especial: A desinfecção é feita com o objetivo de combater o Coronavírus, usamos o cloro e o desinfetante”, explica.

Da redação/ Com Josinaldo Costa