Espetáculo musical em praça pública abre à Rota Cultural Raízes do Brejo 2019, em Belém/PB

Publicado em sábado, setembro 21, 2019 · Comentar 


Foto: ASCOM

“Artesanato, cordel e literatura: nossa terra mostra, nossa terra faz”. Este trecho do Hino do município de Belém, palco da abertura oficial da 3ª edição da Rota Cultural Raízes do Brejo 2019, resume bem as vocações culturais da cidade.

O evento teve início na Praça 6 de setembro, na noite dessa sexta-feira (20), e contou com um espetáculo musical que relatou a História de Belém, reunindo 300 pessoas, entre crianças, jovens estudantes e adultos residentes da cidade, além de apresentações culturais. Mais oito cidades receberão a rota até o final deste ano.

A programação com atividades ecológicas e culturais em Belém segue até o próximo domingo (22), com visitas a engenho e restaurante rural, caminhada, shows musicais, exposição de artes e oficinas artísticas e gastronômicas. Mais detalhes da programação deste fim de semana e das próximas cidades que compõem a rota cultural podem ser visualizados por meio da página do Destino Brejo na internet, pelo link: https://brejoparaibano.com.br/raizes-do-brejo/

De acordo com a prefeita Renata Christinne, durante dois meses os participantes pesquisaram sobre a história da cidade junto aos seus habitantes mais antigos.

“Eles reproduziram os principais capítulos do nosso passado e presente a partir da interpretação deles. É um orgulho a rota começar por Belém. Isso nos dá um sentimento de alegria e responsabilidade”, destacou, acrescentando que a cidade possui como vocação econômica o comércio e a gastronomia, contando com 200 microempreendedores. “Temos um comércio arrojado e, pela localização estratégica, os viajantes passam pela cidade e consomem nossa gastronomia, pois os restaurantes ficam abertos até tarde da noite”, frisou a gestora.

O presidente do Fórum de Turismo do Brejo paraibano, Sergerson Silvestre, afirmou que toda a montagem da programação da rota foi realizada nos quatro meses anteriores à abertura.

É bacana vermos o que planejamos na prática. O fomento ao turismo é um vetor de desenvolvimento para a nossa região e os parceiros como Sebrae e Governo do Estado fazem com que a rota cresça cada vez mais. A gastronomia tem crescido a cada ano no evento, gerando renda e até mesmo dando impulso para que novos empreendedores exponham seus produtos e depois abram o próprio negócio”, destacou.

Para a gerente regional do Sebrae em Guarabira, Jacy Viana, o evento se fortalece a cada edição.

“A rota acontece em uma região rica em cultura, gastronomia, artesanato e belezas naturais e é importante para a geração de fluxo de visitantes e fortalecimento do turismo no Brejo. A união dos prefeitos, secretários, Sebrae, Fórum de Turismo e Governo do Estado faz toda a diferença nesse processo de desenvolvimento compartilhado”, salientou, acrescentando que a marca e o site criados pelo Projeto Destinos Turísticos Inteligentes, pela agência do Sebrae em Guarabira, visa dar maior visibilidade à região e ao destino Brejo.

Homenagens – A abertura desta edição do Raízes do Brejo 2019 também contou com uma homenagem à artesã Maria Marcolino de Oliveira e à poetisa Cristine Nobre Leite. As duas artistas receberam a comenda Henrique Santeiro em reconhecimento público por ajudar a desenvolver a cultura popular da cidade por meio da Arte Cerâmica e da Literatura de Cordel.

“A comenda foi criada por uma lei municipal para homenagear os artistas vivos da nossa terra. Henrique Santeiro, que tinha deficiência física, foi um importante artista plástico da cidade, conhecido pelas esculturas”, frisou a prefeita Renata Christinne.

A rota cultural reúne nove municípios do Brejo paraibano que buscam incrementar o turismo regionalizado, incentivando o empreendedorismo nas áreas da gastronomia e da cultura. As cidades que integram a rota são Belém, Duas Estradas, Alagoinha, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Pilõezinhos, Pirpirituba e Dona Inês.

Calendário da Rota Cultural Raízes do Brejo 2019:

Belém (20 a 22 de setembro);

Alagoinha (27 a 29 de setembro);

Duas Estradas (11 a 13 de outubro);

Lagoa de Dentro (18 a 20 de outubro);

Serra da Raiz (25 a 27 de outubro);

Borborema (8 a 10 de novembro);

Dona Inês (15 a 17 de novembro);

Pirpirituba (22 a 24 de novembro);

Pilõezinhos (29 a 01 de dezembro).

 

Da Redação 

Com ASCOM Fórum de Turismo do Brejo

Comentários