Entrega de tablets vai dinamizar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Mari/PB

Publicado em quarta-feira, novembro 15, 2017 · Comentar 


Os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias (ACS/ACE) do município de Mari, localizado na Zona da Mata Paraibana irão contar com um importante aliado tecnológico no desempenho das atividades. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde iniciou nesta terça-feira (14/11) a entrega de tablets aos servidores das categorias.

Ao todo, 64 equipamentos foram distribuídos aos servidores da rede. A implantação dessa nova tecnologia recebeu investimento, proveniente do SUS e do tesouro municipal. A ferramenta vai dinamizar o trabalho de campo e agilizar o envio de dados sobre a saúde da população. Antes, o procedimento era totalmente manual, com preenchimento de fichas durante as visitas domiciliares e, posteriormente, a digitalização das informações na sede da Secretaria de Saúde.

A Secretária de Saúde de Mari, Emanuelle Chaves, que durante o evento representou o prefeito Antonio Gomes, comentou que a implantação da ferramenta tecnológica representa um avanço para o Município e a categoria. “Esse equipamento que estamos entregando hoje poucos municípios no País têm. E mesmo diante dessa crise econômica, estamos investindo nisso porque acreditamos no trabalho dos agentes de saúde e de Endemias, afinal, são os profissionais que estão mais próximos da população. Acreditamos que desta forma será possível fazer um trabalho ainda mais eficiente nas comunidades”, destacou.

Um dos participantes do evento, que ocorreu no Salão Paroquial Chico Mendes, no Centro da cidade, o ACS Simone Morais, gostou da novidade. “A partir de agora tudo vai ficar mais simples pra gente porque não será mais necessário preencher as fichas na mão e nem ter que andar com aquela papelada toda na bolsa”, frisou o profissional.

Na próxima semana, os ACS/ACE vão passar por uma capacitação sobre o uso adequado do tablet e do software. A expectativa é de que ainda neste mês de novembro os servidores já estejam atuando com a nova ferramenta.

A pretensão da Secretaria de Saúde é de expandir a tecnologia a outro servidores, a exemplo dos médicos e enfermeiros.

SISTEMA UNIFICADO – O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações das unidades de saúde em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

Da Redação 
Do ExpressoPB/Com Assessoria

Comentários