Em Bananeiras, oposição enfrenta seu pior momento da história e Matheus celebra sucesso nas urnas

Publicado em sábado, outubro 8, 2022 · Comentar 


Foto: Reprodução/Internet

Ao analisar os números resultantes das urnas ao final do primeiro turno das eleições 2022, realizado no último domingo (02), no que se refere a cidade de Bananeiras, uma das mais importantes do brejo paraibano, a constatação é que o prefeito Matheus Bezerra confirmou seu favoritismo e sua liderança, em detrimento da oposição que se mostrou um fiasco em relevância e resultado eleitoral.

Há um adágio popular que afirma: “reino divido, reino destruído”, pois bem, assim parece ter acontecido com o grupo de oposição que se dividiu entre os deputados estaduais Hervasio Bezerra, Jane Panta, Anderson Monteiro e Manoel Ludgério.

Essa divisão foi fatal para que pudesse se fragilizar, no âmbito da disputa para a AL, as lideranças políticas da oposição, que assim se compôs:

Com Hervasio Bezerra seguiram os suplentes de vereador Pedro Filho e Elielsondo Gerson,  os vereadores Kilson Dantas e Cristina de Chagas; com a deputada Jane Panta seguriam a ex-prefeita Marta Ramalho, o ex vice-prefeito Guga Aragão e o vereador Biu do Tabuleiro; com o deputado Anderson Monteiro seguiram o ex-prefeito Douglas Lucena, o ex vice-prefeito Edgar Santa Cruz, os  vereadores Márcio da Chã e Vital Santa Cruz; com o deputado Manoel Ludgério ficou o ex Vereador Paulo Brito.

Todo esse fracionamento de apoios, o resultado das urnas não poderia ser diferente e dentro do grupo oposicionista a candidata Jane Panta ficou na dianteira com apenas 1.297 votos, enquanto isso o candidato a deputado estadual Tião Gomes, apoiado pelo prefeito Matheus chegou a casa dos 4.541 votos de todo o eleitorado bananeirense.

Os demais candidatos a deputado estadual apoiados pelas demais lideranças oposicionistas definharam “ladeira a baixo”.

Referindo-se a disputa pelo Senado, o senador eleito  Efraim Filho, que recebeu o apoio de todo o grupo de oposição ficou em 3º lugar na disputa com 2.718 votos, enquanto o candidato apoiado pelo prefeito Matheus Bezerra, o bolsonarista Bruno Roberto saiu das urnas com 3.456 votos, sendo o mais votado na cidade.

Quanto ao resultado para o governo do Estado, o governador João Azevedo apoiado por Matheus obteve mais de 50% dos votos e seu principal oponente apoiado pelos Lucena/Ramalho obteve apenas 25% dos votos.

Votação do ex-prefeito Douglas

Com relação a disputa para deputado federal, onde o ex-prefeito Douglas Lucena foi candidato e recebeu o apoio dos grandes expoentes do grupo como Edgar Santa Cruz, ex-prefeito Augusto, ex-prefeita Marta, ex-Deputado Ramalho Leite e do ex-candidato a prefeito Guga Aragão e a maioria dos vereadores de Oposição amargou o 2º lugar da disputa, perdendo para o “carioca” Ruy Carneiro apoiado por Bezerra.

Douglas obteve 3.414 votos enquanto Ruy obteve 4.052 votos se tornando majoritário no município.

Matheus celebra o sucesso nas urnas

O prefeito Matheus Bezerra está de “melé solto” como dizem no nordeste, com o resultado eleitoral saído das urnas, o que respalda seu trabalho e prestígio junto a população bananeirense.

Alerta para 2024 

A continuar nesse rítimo dificilmente a oposição conseguirá se reajustar para as eleições de 24. É fato que cada eleição é uma eleição diferente, mas os resultados desse pleito é um retrato de como estão os grupos e suas estratégias.

Vale ressaltar que transferir votos é muito mais dificil que pedir para si e nesse quesito Matheus saiu “anos luz” na frente de toda a oposição.

Da Redação 
Do ExpressoPB

Comentários