Em Sessão Especial, Câmara de Marí discute a conscientização ao Transtorno do Espectro Autista

Publicado em quinta-feira, abril 25, 2024 · Comentar 


Foto Reprodução

A Câmara Municipal de Mari-PB realizou na noite desta quarta-feira (24) uma sessão especial, proposta pelo presidente da Câmara, Betinho Baltazar, em alusão ao Abril Azul, mês de conscientização ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Presidida por Betinho Baltazar, a sessão contou com as presenças da vice-prefeita Lucinha da Saúde, dos vereadores Magdiel Olinto, Alisson Cunha, Vânia Sousa, Neta do Sindicato e Elias Cabral. O tema foi discutido por especialistas como Walkíria Leite, presidente da Associação Brasileira na Progressão do Autismo, Síndrome de Dow e deficientes intelectuais no Social e sócia da empresa SOS ONGS e a fonoaudióloga Jacyelly Emília, especialista em fonoaudiologia no Transtorno do Espectro Autista, que proferiram palestras aos presentes.

O presidente da Câmara falou em seu pronunciamento a sociedade deve se esforçar para criar um ambiente inclusivo, de oportunidades e acolhedor para todos, destacando que o momento era de aprendizado sobre os que vivem com essa condição.

“Este mês, o Abril Azul, é uma oportunidade para aumentarmos a conscientização sobre o Autismo. É um momento para aprendermos mais sobre o que significa ser autista e como podemos apoiar aqueles que vivem com essa condição. Como sociedade, devemos nos esforçar para criar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos, independentemente de suas diferenças. Devemos trabalhar juntos para garantir que todas as pessoas com Autismo tenham as mesmas oportunidades de viver uma vida plena e significativa”, destacou Betinho.

De acordo com Betinho, o poder legislativo está comprometido em criar leis que garantam a efetivação dos direitos plenos dos autistas.

“A Câmara Municipal se compromete a contribuir com ações e leis que garantam a efetivação dos direitos dos autistas e seus familiares. Estamos comprometidos em trabalhar para garantir que as necessidades especiais deles sejam atendidas e que eles tenham acesso a todas as oportunidades que merecem”, disse o presidente.

As palestrantes compartilhando vivências e conhecimentos científicos sobre as pessoas que vivem com TEA, alertando a sociedade que não se trata de doença, mas de uma condição atípica, que está presente mais do que nunca na vida de tantas pessoas. Destacaram ainda a respeito da responsabilidade do poder público em oferecer acesso a serviços, oportunidades e inclusão.

O vereador Alisson Cunha fez um depoimento emocionado sobre experiência vivida em sua família, chamou a atenção para o respeito que todos devem ter com o autista e lembrou que personalidades reconhecidas mundialmente foram diagnosticadas com TEA, reafirmando a condição de inteligência diferenciada que essas pessoas têm.

Também foram destaques na sessão especial pais de crianças e adolescentes que lidam diariamente com os filhos com essa condição atípica. Lembraram do quanto é enriquecedora a convivência e pediram que portas sejam abertas para quem vive com TEA, através de programas de inclusão.

Presente na sessão, o secretário de Educação, professor Jailton Ferreira, lembrou da luta por inclusão e alertou para a existência de uma máfia que explora as pessoas com TEA para a concessão do Benefício de Prestação Continuada. Jailton ainda elogiou a gestão por ter implantado em Mari um serviço especializado em acolher pessoas que convivem com TEA, onde são oferecidos os cuidados necessários aos pais e cuidadores.

Ao final, o presidente agradeceu a presença de todos que participaram da sessão que discuti tema de tamanha relevância e assegurou, agradeceu a seus colegas parlamentares presentes e assegurou que a Câmara estará sempre à disposição para debater os assuntos de interesse da coletividade.

     

Comentários