Estudante de 10 anos, da cidade de Cajazeiras, conquista bronze em olimpíada internacional de matemática

Publicado em domingo, março 31, 2024 · Comentar 


João Cícero com a bandeira do município de Cajazeiras (Foto: Arquivo Pessoal/Instagram)

O estudante João Cícero não para de colecionar grandes resultados em competições nacionais e internacionais que estimulam o interesse pela educação e pela ciência. Dessa vez, o pequeno cajazeirense de 10 anos conquistou medalha de bronze na Olimpíada Copernicus de Matemática, realizada pela Universidade Columbia, em Nova York.

A prova aconteceu de forma online, monitorada por câmera. João Cícero, aluno do 5º Ano do Ensino Fundamental I na Escola Nossa Senhora do Carmo, em Cajazeiras, ficou entre os estudantes brasileiros que obtiveram índice bronze na Copernicus Olympiad (veja aqui o resultado).

João foi convidado a participar da etapa global em Nova York, e para isso a organização disponibilizou um bônus financeiro. No entanto, não será possível fazer a viagem porque os pais não têm condições de arcar com o restante das despesas, que envolvem passagem e estadia.

Nome de João Cícero entre os classificados com bronze (Crédito: Reprodução)

João é filho do casal de funcionários públicos Francisco Jânio e Chislene Oliveira. A mãe contou ao Diário do Sertão que apesar de não poder garantir a viagem, ela e o marido estão super orgulhosos do desempenho do filho e, mais do que isso, do interesse dele pelos estudos.

“Os desempenhos dele nessas competições nos deixam orgulhosos, sim. Mas para nós é muito mais importante o incentivo que ele acaba dando para outros estudantes”, destaca Chislene.

João Cícero com os pais Francisco e Chislene (Foto: Arquivo Pessoal/Instagram)

Outras conquistas

Em dezembro de 2023, João Cícero conquistou medalha de ouro na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada).

Em outubro do mesmo ano, ele já havia ficado entre os dez selecionados do Prêmio Sócios-Mirins da Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico Aeronáutica (AEITA) que vão participar de uma série de visitas a São José dos Campos, em São Paulo, polo aeroespacial brasileiro e sede da Embraer, do ITA e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). João desenvolveu dois experimentos: um carrinho movido a ar e um foguete de pulsão.

Certificado digital da Olimpíada Copernicus de Matemática para João Cícero (Foto: Reprodução)

Redação/Diário do Sertão 

Comentários