Pela primeira vez, artesanato paraibano expõe peças no maior evento de design da América Latina

Publicado em sábado, março 16, 2024 · Comentar 


O artesanato paraibano terá lugar no DW! 13ª Semana de Design, maior evento do segmento na América Latina, que começou nessa quinta-feira (14), em São Paulo. A participação da Paraíba será a partir da próxima segunda-feira (18) no Espaço Nordestesse, que vai ocupar 130m² dentro da Boom Design, principal evento âncora da DW!, no Circolo Italiano, localizado no lendário Edifício Itália, no centro da capital paulista.

As peças dos artesãos da Paraíba compartilharão o espaço com artistas de Pernambuco e Alagoas e vão representar a riqueza do nosso artesanato nas mais diversas tipologias como o barro, a madeira, o metal, a cerâmica, o labirinto e a renda renascença.

Entre os trabalhos estarão expostos os famosos pássaros de madeira de Sérgio Teófilo, do Quilombo Cruz da Menina, em Dona Inês, esculpidos diretamente dos troncos. Maria José Rodrigues, do Quilombo Ligeiro de Baixo, em Serra Branca, também vai expor no evento, que segue até o dia 24 de março. Ela já conquistou vários prêmios em salões nacionais de artesanato com suas bonecas de barro, moldadas num processo totalmente manual.

A secretária do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, disse que a ação estratégica, abraçada pelo governador João Azevêdo e pela presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), a primeira dama Ana Lins, pretende conceituar e aproximar o artesanato e a cachaça paraibana do público premium de arquitetos e designers, por serem produtos diferenciados, história e referências locais e ainda dar visibilidade ao Destino Paraíba.

“Vamos apresentar essa força do artesanato paraibano, que também é indutor do turismo no nosso estado, porque carrega a história de cada região, como é o caso dos quilombos representados no último salão. Esses produtos merecem ser inseridos nos ambientes e nos projetos de decoração de todo o Brasil e a A DW! é uma excelente vitrine onde os profissionais de todo o país vão estar presentes”, arrematou.

A gestora do PAP, Marielza Rodrigues, enfatizou que “a DW! é uma feira com nível de organização refinado, o público é seletivo e com certeza vai apreciar o artesanato do Nordeste e da Paraíba que possuem beleza, acabamento e tradição”.

Representando as cachaças de alambique, as marcas paraibanas enviaram suas melhores bebidas para apresentar ao público. Os exemplares escolhidos e que representam os engenhos e suas rotas são cachaças premiadas e aclamadas nas feiras nacionais e internacionais, como aconteceu recentemente em Portugal, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa.

Daniela Falcão, fundadora do Nordestesse, plataforma que fomenta o talento de empreendedores dos nove estados nordestinos, afirma que o artesanato paraibano é rico de manualidades nas suas tipologias e destacou que, além da gastronomia, as cachaças vão agradar os olhos dos frequentadores pelas suas ilustrações e designs diferenciados.

“A experiência de trazer essa riqueza e diversidade da arte popular paraibana, nem sempre conhecido por arquitetos e designers do resto do País, vai ser uma chance incrível para consolidar nomes fortes e talentos que merecem estar nas casas do Brasil inteiro”, observou.

O Espaço Nordestesse vai disponibilizar uma loja para possibilitar a comercialização das peças e realizar mesas redondas, que vão discutir a importância do artesanato para consolidar a identidade do design brasileiro. A expectativa é que nos sete dias de programação intensa, aproximadamente 4 mil pessoas visitem o local.

 

Fonte Secom-PB

 

Redação/PB Agora

Comentários