Cantora gospel morre aos 20 anos; artista deixa marido e filha de 5 meses

Publicado em sexta-feira, março 15, 2024 · Comentar 


Foto Reprodução

Gustavo Carneiro Silva Borges, de 20 anos, lamentou a morte da igualmente jovem esposa, a cantora gospel Débora Borges, 20, no último domingo (10/3), após complicações de uma turbeculose. “Um exemplo de mulher forte e alegre”, disse o auxiliar administrativo ao G1 do Espírito Santo.

Segundo a família da artista, Débora enfrentava uma rotina hospitalar para tratar a doença durante os últimos quatro meses, mas não resistiu após sofrer uma parada cardíaca. Além do marido, ela deixa uma filha de 5 meses.

“Ela tinha um brilho incrível, espalhava alegria por onde passava e que sempre falava de Jesus, inclusive nos seus últimos momentos! Se esforçou o máximo que pôde. Deixou um legado para mim, me ajudou a amadurecer”, disse Gustavo.

Débora e Gustavo casaram quando tinham 18 anos de idade, em 2022, e moravam em Cariacica, na Grande Vitória (ES). Em março de 2023, veio a descoberta da gestação da pequena Jade Borges Carneiro, hoje com 5 meses de vida. A bebê nasceu com pouco mais de sete meses e precisou ficar internada por 29 dias, devido à prematuridade.

“Assim que a Débora foi para casa, estava tossindo muito, sentia um cansaço ao realizar a simples tarefa de ir ao banheiro ou fazer algo em casa. No início, a gente achava que era uma gripe ou algo assim, mas como não passou decidimos ir ao médico”, lembra Gustavo.

Após o diagnóstico positivo para tuberculose, Débora começou o tratamento na Unidade de Saúde de Jardim América [também em Cariacica], referência para o tratamento de doenças pulmonares no município. Foram idas e vindas hospitalares até que, no dia 29 de fevereiro, a cantora foi internada no Hospital Santa Casa, em Vitória, em isolamento.

Os exames também apontaram que o coração de Débora estava com tamanho alterado. Na quarta-feira (6/3), devido a uma intercorrência, a jovem foi levada para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). No sábado (9/3), a cantora chegou a ter uma melhora. “Fui visitá-la, ela estava bem, comendo, estava linda. O médico ainda comentou que se o quadro continuasse melhorando, ela iria para a enfermaria”, afirma o marido.

No domingo (10/3), contudo, a jovem teve uma piora do quadro, precisou ser entubada, e não resistiu após uma parada cardíaca. “Antes de descobrir a doença, Déborah pesava 60 e poucos quilos. Nos últimos meses, estava pesando 36,37kg. Por ela não ter forças, quem cuidava da Jade era eu. Eu dava a fórmula, levava ao médico”, revela Gustavo, e aconselha: “Se eu pudesse dizer algo para alguém é para ter foco na medicação, fazer o acompanhamento médico certinho e, se necessário, até ir ao nutricionista para fazer suplementação, e se agarrar em Deus.”

Redação/G1

Comentários