Criança é flagrada praticando racismo contra Vini Jr. (vídeo)

Publicado em domingo, março 3, 2024 · Comentar 


Foto Reprodução

Durante a partida entre Valencia e Real Madrid neste sábado (2), que terminou em um empate de 2 a 2, o racismo voltou a ser o foco principal do jogo. Uma brasileira, identificada como Anna Anjos, residente em Barcelona, presenciou e filmou uma criança proferindo insultos racistas contra o jogador Vinícius Jr.

De acordo com Anna, que concedeu uma entrevista exclusiva à ESPN, a criança, localizada a duas cadeiras de distância dela, repetidamente chamou Vinícius Jr. de “mono”, termo espanhol para macaco. Ao tentar intervir e conscientizar a criança e sua mãe sobre a gravidade do racismo, Anna foi confrontada com negações e minimizações da situação por parte da mãe da criança. Esta alegou que o termo utilizado não era ofensivo, mas apenas uma forma de se referir ao jogador como um animal.

Diante da persistência dos insultos racistas, Anna decidiu gravar a cena. Contudo, ao perceber que estava sendo filmada, a mãe da criança agrediu Anna, tentando evitar a filmagem. A situação escalou quando alguns torcedores do Valencia tentaram tomar o celular de Anna, resultando na intervenção da polícia.

Vinícius Jr., que já havia sido alvo de ataques racistas por torcedores do Valencia no passado, lembra o jornal O Globo, retornou ao estádio Mestalla neste sábado. Apesar da imprensa espanhola relatar uma chegada tranquila do ônibus do Real Madrid ao estádio, a preocupação sobre a interação do jogador com os torcedores era evidente. Vale lembrar que Vinícius Jr. foi alvo de insultos racistas em uma ocasião anterior no mesmo estádio, onde foi chamado de “mono”. O jogador tem sido objeto de críticas e é rotulado como “mentiroso” por parte da torcida do Valencia, que afirma que o episódio anterior de racismo foi um incidente isolado e que os responsáveis já foram identificados e banidos pelo clube.

Redação/Brasil 247

Comentários