Despacho do TCE-PB suspende empréstimo milionário na cidade de Marí, diz site

Publicado em segunda-feira, janeiro 15, 2024 · Comentar 


Foto: Reprodução

Um despacho do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) nesta segunda-feira (15),  suspendeu operação financeira para viabilizar um empréstimo de R$ 87 milhões aos cofres públicos da cidade de Marí frente ao BNDES. O conselheiro Doutor Arnóbio Alves Viana, diante de denúncia assinada pela Vereadora Vânia Souza, concedeu medida cautelar e a operação está suspensa.
No relatório, a Ouvidoria passa a posicionar-se sobre a admissibilidade desta denúncia, conforme art. 170, § 1.º da Resolução RN-TC 10/10.
Também no relatório, o TCE-PB entente que o documento atende os requisitos estabelecidos no Art. 171 do Regimento
Interno, com redação dada pela RN-TC 10/10, para ser tomado como denúncia, para averiguação das supostas irregularidades e, CAUTELARMENTE, caso entenda o Relator, proceder à apreciação do certame ora denunciado, em conformidade com a regra regimental disposta no Art.195, § 1º, do RITCE/PB.
Leia também::Prefeito de Mari assume defesa do projeto de empréstimo, pede entrevista na Araçá FM e convoca o povo para ir a câmara acompanhar votação
Em nota, Presidente da Câmara de Mari rechaça ilações com seu nome em especulação da mídia: “não possuo mandato nem voto para negociar pelos bastidores”
Poderá, ainda, o Relator ou o Tribunal determinar, cautelarmente, em processos sujeitos à sua apreciação ou julgamento, a suspensão de procedimentos ou execução de despesas, até decisão final, se existirem indícios de irregularidades que, com o perigo da demora, possam causar danos ao erário.
A operação de crédito havia sido autorizada pela Lei Municipal nº 57/2023, votada e aprovada pela Câmara  Municipal na última sexta-feira, 12. A decisão do TCE-PB apimenta mais ainda o embate entre governo e oposição, que travam uma verdadeira batalha de narrativas deste dezembro de 2023.
O placar na última Sessão que deu vitória ao governo foi 6 X 3. Tendo destaques dois parlamentares governistas, que foram contrários ao projeto.
Denúncia da vereadora Vânia Souza: 
A vereadora de oposição, Vânia de Zu, denunciou o exercício financeiro de 2023, no que dá conta de possíveis irregularidades.
Na denúncia, Vânia diz que para contrair o empréstimo financeiro junto ao BNDES no valor de R$ 87.000,000,00(oitenta e sete milhões de reais), a gestão municipal estaria realizando manipulação
no orçamento fiscal, com indícios de Pedalada Fiscal.
A Denúncia foi feita no dia 19/12/2023 às 01h23 O Tribunal de Contas protocolizou o Documento sob o nº 124669/23.
A decisão caiu como uma bomba no governo Antônio Gomes.
Redação/Mari Noticias
Comentários