ANÁLISE: Joyce Renally, mais que uma gestora, uma grande líder que conquistou Duas Estradas e pode conquistar outros espaços

Publicado em terça-feira, janeiro 9, 2024 · Comentar 


Joyce Renally, a grande líder

Talvez ninguém acreditasse na capacidade que a ‘menina de Roberto’ poderia ter para gerir o município de Duas Estradas, município localizado na região metropolitana de Guarabira, mais propensa para área do litoral norte do que mesmo para a região do agreste/brejo. Joyce Renally é atual prefeita da cidade, está em seu segundo mandato e segue para estender por mais quatro anos o seu poder e de seu grupo político.

A jovem Joyce que em 2016 era uma incógnita na política duasestradense se transformou em uma verdadeira líder, caminhando com os seus próprios pés, agindo conforme suas próprias convicções e liderando com suas próprias habilidades. Decerto, no início contou com a experiência, traquejo e jogo político do pai, Roberto Carlos que foi prefeito de Duas Estradas também por dois mandatos, mas em 2021, em pleno início de segundo mandato, perdeu o seu grande espelho para Covid e teve que andar com suas próprias pernas.

Sua operosa e generosa gestão lhe rendeu o sucesso das urnas na reeleição e reeleita teve que conduzir seus liderados sem a presença do pai, mas não fugiu a responsabilidade. Se mantém incólume, livre de qualquer desvio, de qualquer dano ou perigo que coloque em risco sua trajetória politica e administrativa.

Pode-se dizer que Joyce Renally compara-se a Evita Perón, guardadas as devidas proporções, pelo seu estilo, jeito e perfil pessoal.  Evita Perón, enquanto Primeira Dama da Argentina “defendeu os direitos dos setores mais vulneráveis ​​e promoveu programas sociais: no âmbito da Fundação Eva Perón, foram criadas instituições educacionais, hospitais, a famosa Escola de Enfermagem e lojas de alimentos.”, enquanto Joyce em Duas Estradas transformou sua gestão em um celeiro de políticas públicas voltadas para as pessoas que mais precisam.

Chamada de “porta-bandeira dos humildes” e a “mãe dos sem camisa” na Argentina, Evita Perón, ainda hoje tem seu nome lembrado pela história, apesar de ter morrido aos 33 anos de câncer, deixando um legado memorável aos argentinos. Em Duas Estradas, Joyce marca um período da história que não terá como ser apagado, pois seja em obra de pedra e cal ou nas ações humanas de seu governo, sua marca será inapagável.

Joyce vai carimbando sua passagem na gestão pública com relevância não só em Duas Estradas, mas na região. É respeitada pela classe política do estado, desde o MDB de Veneziano (onde é filiada) até o PSB de João Azevedo, a sua desenvoltura política lhe projeta no futuro para voos mais altos, sendo inclusive nome capaz de disputar uma das 36 vagas na Assembleia Legislativa da Paraíba em 2026, basta querer e ter coragem, o que parece não lhe faltar.

Dentro de Duas Estradas, Joyce consegue se manter praticamente no topo da pirâmide política: venceu a reeleição, tem excelente aprovação popular, atraiu para seu grupo o principal adversário, o ex-prefeito Edinho, tem boa relação com o legislativo e transita levemente do centro à periferia com desenvoltura e muita habilidade. Agora tentará eleger a sucessora e para tal vem tirando do caminho potenciais possíveis adversários que se juntam a ela para uma possível grande vitória esse ano, mais uma vez.

É ou não é uma grande líder?

Redação/ExpressoPB

Comentários