A polêmica que envolve a proposta de aprovação de empréstimo milionário ao município de Mari advindo do BNDES, ganha a cada hora mais um capítulo e com suspense de filme de ação, onde a oposição ‘sequestrou’ a narrativa prevendo um caos para o futuro da cidade, sem antes se quer ouvir a parte que está propondo o suposto empréstimo, o poder executivo.
O site Mari Notícias, do ativista Wagner Ribeiro, lidera a publicação de notícias sobre o tema, inclusive tendo sido ele o primeiro veículo a anunciar o referido empréstimo. Wagner Ribeiro é assessor informal do vereador Adriano Monteiro, líder do grupo denominado ‘Centrão’, na Câmara Municipal.
Fontes revelaram ao ExpressoPB.net que Loi tem municiado o site de Wagner Ribeiro para fazer pressão junto ao executivo com o objetivo de “abrir um diálogo” com o prefeito para “esmiunçar” bem o projeto e “como tudo tem um preço, que necessariamente não se trata de dinheiro, é de favores que todo parlamentar precisa, lá está Loi”, atuando mais uma vez para ajudar-se e ajudar ao grupo que ele comanda.
Loi, tem sido peça chave nas articulações das últimas votações polêmicas na Câmara Municipal, desde que seus desejos sejam atendidos: foi ele o principal articulador ao lado de seu colega Paulo Pipoco para aprovar a Taxação da Iluminação Pública; na eleição da Presidência da Câmara, o líder do centrão fez malabarismo, ameaçou ser candidato, prometeu voto na chapa adversária ao governo e acabou votando na chapa governista. Dias depois teve um cabo eleitoral nomeado em cargo na administração indireta da prefeitura.
Agora na polêmica do empréstimo, o líder do centrão, age para abastecer de informações setores da imprensa ligados a oposição, mas para quem conhece os bastidores da articulação política sabe que Loi procura ver mais uma de suas pretensões atendidas.
A última matéria da vez, publicada pelo mesmo site dá conta de uma possível negociação para aprovação do suposto empréstimo tendo como objeto da negociação a vaga de vice na chapa governista na eleição de 2024, a qual coloca o Presidente da Câmara, Betinho Baltazar, como ‘peça chave’ nessas articulações.
Nas últimas horas, uma outra fonte ouvida pelo ExpressoPB.net afirma que a reportagem publicada a pouco busca pressionar o Presidente do Legislativo para constrangê-lo, caso o mesmo venha a se posicionar sem o aval do líder do centrão. Este busca protagonizar as articulações e com isso conseguir emplacar mais nomes no governo de Antonio Gomes.
A analisar o teor dos artigos publicado no site Mari Notícias, pouca discussão é feita a respeito do destino dos recursos, aplicação deles, dentre outros temas técnicos que deveriam permear a discussão, todos as matérias possuem conotação política, revela articulações de bastidores e busca expor os atores do processo, a exemplo do presidente da Câmara que teve seu nome posto em uma negociação que se verdadeira pode ser tratada como imoral.
Enquanto se pauta a discussão meramente política, a briga de poder e uma suposta busca de vantagens para quem está envolvido diretamente na problemática – especialmente os vereadores – a discussão que interessa de fato a sociedade mariense – porque o empréstimo? onde onde será aplicado? custo x benefício, como vai pagar?, quanto tempo para pagar? de onde virá os recursos para pagar? – está sendo submersa pelas especulações midiáticas.
Aguardemos o próximo capítulo da novela, inclusive com a possibilidade do líder do centrão está defendendo publicamente o projeto dias antes de ir para votação.
Redação/ExpressoPB