O vereador João Ferreira da Silva Filho, conhecido como João Sufoco, acionou o Tribunal de Contas da Paraíba, pedindo medida cautelar referente a Tomada de Preços de número 00001/2022 sobre a contratação de obras de engenharia para reforma e ampliação do Ginásio de Esportes do Distrito de Mata Redonda no município de Alhandra, sob alegação de irregularidades.
João Sufoco alega que a construtora ganhadora do processo, GRA Construções, pertencia na época da licitação ao então Secretário de Obras do município, Luiz Silva de Andrade. Ou seja, o responsável legal pela obra era o mesmo que contratava e executava os serviços.
Tais irregularidades prejudicam efetivamente os jovens e população de Alhandra, pois, de acordo com o vereador, há três anos o ginásio está fechado.
O vereador também solicitou ao TCE-PB que analisasse os constantes aditivos realizados no certame que fora contratado por R$ 1.417.601,61 (um milhão quatrocentos e dezessete mil seiscentos e um reais e sessenta e um centavos.
Ao analisar as denúncias o TCE-PB expediu ofício ao prefeito Marcelo Rodrigues pedindo que sejam apresentadas providências urgentes, pois o caso configura potencial conflito de interesses entre o secretário e a empresa responsável pela execução dos serviços.
Os auditores do TCE também solicitaram a apresentação de projetos de arquitetura e de estruturas da obra acompanhados da memória de cálculo para poder verificar a possibilidade de sobrepreço.
A prefeitura de Alhandra até o momento da publicação desta matéria não esclareceu as denúncias.
Redação/ F5