Cid tentou vender Rolex recebido em viagem oficial, mostra documento

Publicado em sábado, agosto 5, 2023 · Comentar 


Documentos enviados à CPI dos Atos Golpistas no Congresso mostram, segundo parlamentares, que Mauro Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, tentou vender um relógio da marca Rolex recebido em viagem oficial.

Os e-mails obtidos pela CPI foram revelados pelo jornal “O Globo” na manhã desta sexta-feira (4). O blog também teve acesso ao material.

Durante uma viagem oficial do governo brasileiro à Arábia Saudita, no dia 30 de outubro de 2019, o rei da Arábia Saudita, Salman bin Abduld-Aziz, doou ao então presidente Jair Bolsonaro um conjunto de objetos valiosos. Entre eles, havia um relógio Rolex. Não é possível afirmar que é o mesmo que Cid tentou vender.

Em 11 de novembro de 2019, o Rolex que Cid tentou vender foi protocolado no Gabinete Adjunto de Documentação Histórica do gabinete da Presidência da República como “acervo privado”.

Nesse mesmo registro, consta uma liberação do relógio no dia 6 de junho de 2022.

O destino era o gabinete de Bolsonaro. Quem assina a retirada do Rolex é o tenente Osmar Crivelatti, que fazia parte da ajudância de ordens da Presidência. Quando Bolsonaro deixou o cargo, Crivelatti foi escolhido por ele como um dos auxiliares pessoais a que tem direito como ex-presidente

E-mails

Também em 6 de junho de 2022, data em que o relógio foi liberado do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica, Cid trocou e-mails em inglês para tratar de uma possível venda do relógio por US$ 60 mil (mais de R$ 291 mil).

Os e-mails não deixam claro quem estava negociando com o então ajudante de ordens de Bolsonaro. Segundo o relatório, na época, Mauro Cid se correspondia com Maria Farani, que assessorava o Gabinete Adjunto de Informações do gabinete pessoal de Bolsonaro.

Maria foi desligada da Presidência da República em janeiro de 2023. Em um dos e-mails obtidos pela CPI, enviado por Maria Farani, a mensagem diz, em inglês (a tradução foi feita pela reportagem):

Comentários