Estudantes da PB criam jogos sobre problemas ambientais e ganham prêmio da União Europeia

Publicado em segunda-feira, junho 26, 2023 · Comentar 


O g1 Paraíba conversou com professores e alunos que participaram do projeto “Game Start”.

Estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Otávia Silveira, em Mogeiro, na Paraíba, desenvolveram jogos retratando os problemas enfrentados no meio ambiente e conquistaram o primeiro lugar na categoria Ciência Cidadã do prêmio Diplomacia Verde da União Europeia (UE) no Brasil, ganhando uma bolsa para continuar a pesquisa.

O projeto surgiu de duas iniciativas do currículo escolar do Ensino Médio Integral e os jogos foram desenvolvidos se baseando nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e fortaleceu a vontade de alguns estudantes que querem seguir atuando na área de tecnologia e jogos.

“Como proposta multidisciplinar, o projeto conecta os jovens a diferentes oportunidades de aprendizado, estimulando também a cultura e a inclusão digital, assim como a criatividade e a inovação socioambiental no ambiente escolar e na sociedade. Além disso, conta com estudantes da zona rural e urbana, envolvendo a comunidade escolar de maneira geral em atividades de educação ambiental”, explicou Suênio Alves, professor de química e coordenador do projeto.

O ODS Vida na Água retrata o problema do lixo plástico nos oceanos e seus impactos. Já o ODS Vida Terrestre: sobrevivendo na Caatinga, aborda o problema do tráfico de aves silvestres.

Esse projeto agora faz parte do Programa Celso Furtado, iniciativa do Governo da Paraíba, financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). Com isso, os professores mentores e alunos irão receber uma bolsa durante um ano para desenvolver os próximos passos do projeto.

O g1 Paraíba conversou com os professores Suênio Alves e João Batista e os estudantes Daniel José, Nataly Silva e Ygor Santos que fazem parte do projeto “Game Start”. Confira:

Início do projeto

Daniel falou que a proposta de participar do prêmio Diplomacia Verde da União Europeia (UE) surgiu quando o professor Suênio inscreveu o projeto dos alunos em uma publicação que ele viu em uma rede social, falando sobre o prêmio e que estava com as inscrições abertas.

“Sempre tive vontade de criar meu próprio jogo e poder, de alguma forma, ajudar na educação com o meio digital. Meu projeto de vida é seguir na área da informática e do desenvolvimento de games, e graças ao apoio do Ensino Médio Integral e dessa iniciativa, me sinto mais preparado para alcançar meu objetivo”, disse Daniel.

Os estudantes contaram que uma das principais dificuldades que enfrentaram na produção dos jogos foi aprender como usar a plataforma em si, como a mesma funcionava e quais eram suas limitações já que estavam produzindo jogos pelo celular. Daniel fala que depois que pegaram o jeito da plataforma foi “só alegria”.

Desenvolvimento

Os alunos também disseram que gostaram de produzir os games e que a parte favorita desse processo foi a testagem das fases, de poder trabalhar em grupo e poder se ajudar ao mesmo tempo que se divertiam e encontraram falhas no game que iriam ser consertadas nas atualizações futuras.

Daniel José disse que ele e sua equipe disputavam o prêmio junto com alunos de outras regiões do Brasil. Foram cinco vencedores, três do Sudeste, um do Norte e uma única campeã da região Nordeste. Após ganharem o primeiro lugar da categoria Ciência Cidadã, Daniel viajou até Brasília para buscar o prêmio e o computador que a escola recebeu para continuar produzindo jogos.

“Nosso maior objetivo nas eletivas foi voltado para o desenvolvimento de trabalhos que dessem a oportunidade para os próprios estudantes buscarem, através das ferramentas digitais, o caminho para construir seus projetos de vida. Além disso, também buscamos incentivá-los a levarem para a comunidade os conhecimentos sobre a importância da educação ambiental, sustentabilidade e preservação do meio ambiente, especialmente da região em que estão inseridos”, relata João Batista, professor de matemática e da disciplina Colabore e Inove.

Integração dos alunos

Os jogos trouxeram o cotidiano para os jogos, ajudando os alunos a “polir” seus futuros, como o professor Suênio explicou, permitindo desbravar novos horizontes. A estudante Nataly Silva relatou que seu sonho é se formar na área de design digital e participando do projeto ela sentiu que estava cada vez mais próxima de atuar em uma área em que ela é apaixonada.

O professor Suênio e o aluno Daniel estão trabalhando em dois novos projetos: uma disciplina eletiva que visa explicar a importância da criação de jogos para a comunidade e e um novo game baseado em o objetivo 16 da ONU – alcançar a paz, justiça e instituições eficazes.

Redação/G1 PB

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