Na Paraíba, 65% das crianças aptas para adoção têm mais de oito anos

Publicado em quinta-feira, maio 25, 2023 · Comentar 


Maioria dos aptos para adoção são pretos ou pardos

Paraíba tem 67 crianças e adolescentes disponíveis para adoção. Do outro lado, existem 450 pretendentes para acolher um filho, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A espera é ainda maior para crianças que ultrapassam oito anos de idade. Do índice total, elas representam 65% dos menores que aguardam um lar no estado. Atualmente, serviços de acolhimento no estado têm 44 menores entre oito e 16 anos.

Entre os adolescentes, 12 paraibanos chegaram aos 16 anos sem concluírem o processo de adoção e continuam institucionalizados.

A maioria das crianças e adolescentes são pretos ou pardos, representando 87% dos aptos para adoção.

O processo de adoção

Dia Nacional da Adoção é celebrado nesta quinta-feira (25), sendo implantado por uma lei decretada em 2002.

Para adotar uma criança, o primeiro passo é procurar a Vara da Infância e Juventude da cidade. O processo inclui uma análise para habilitação, avaliação social e psicológica. Quanto mais ampliado o perfil da criança pretendida, maior é a chance de adoção.

A idade mínima para participar do processo é de 18 anos, não importando o estado civil da pessoa interessada na adoção. No entanto, é preciso que haja uma diferença de 16 anos entre quem deseja adotar e a criança a ser acolhida.

Em seguida, para dar entrada no processo no cartório da Vara da Infância, é preciso fazer uma petição. Se aprovados, os nomes dos interessados poderão então constar nos cadastros local e nacional de pretendentes à adoção. Esse cadastro não é a lista de espera por uma criança, que só aparece mais tarde.

 

Redação/Portal T5

Comentários