‘Detetives’ de golpes: como trabalham mulheres que desmascararam golpistas por conta própria

Publicado em segunda-feira, fevereiro 13, 2023 · Comentar 


Scammers do amor criam perfis falsos para seduzir e extorquir mulheres em apps de namoro e redes sociais. Criminosos têm script e trabalham em quadrilhas internacionais.

Já imaginou ser abordada pela pessoa dos seus sonhos, nutrir uma relação virtual por meses e, ao final, sair disso com trauma psicológico e prejuízo financeiro (que pode chegar a quase R$ 1 milhão)? É o que vivem as vítimas do golpe do amor.

Ele funciona assim: uma pessoa (ou quadrilha) se passa pelo homem perfeito, ilude as vítimas e começa a extorqui-las com histórias mentirosas.

Com boletins de ocorrência que muitas vezes não dão em nada e vítimas que preferem não levar os casos à polícia, pessoas comuns começaram a investigar, por conta própria, esses golpistas.

São as investigadoras e os investigadores de esquemas e fraudes que usam a internet para seguir o rastro deixado pelas quadrilhas especializadas em crimes online.

Uma dessas investigadoras é Glauce Lima, que investiga apenas os scammers do amorEles roubam fotos e vídeos de uma pessoa – geralmente americanos ou canadenses –, montam um perfil em sites de relacionamento ou no Instagram, abordam mulheres, iniciam uma relação à distância e passam a pedir dinheiro para as mais diversas situações.

Segundo a Glauce, 90% desses perfis são montados por nigerianos. A chamada “máfia nigeriana” atua no mundo inteiro, com laranjas nos países onde dão os golpes. São esses laranjas que abrem e movimentam as contas bancárias para as quais as vítimas fazem as transferências.

Ela tem contato com vários policiais e militares do Brasil e dos Estados Unidos e já desmascarou um monte de golpistas. A Glauce hoje tem um instituto para ajudar vítimas desses esquemas com advogados e psicólogos gratuitamente.

Como tudo começou

Em 2011, uma amiga dela, alemã, foi vítima de um golpe: era a primeira vez que a Glauce tinha contado com o golpe do amor. Para arrancar dinheiro da vítima, o golpista (que dizia ser um engenheiro americano trabalhando em uma obra milionária) inventava histórias cada vez mais absurdas:

  • Na primeira vez que, ainda “muito envergonhado”, ele pediu um “empréstimo” a ela, disse que iria receber máquinas, mas o cartão estava com problema. E, se não pagasse naquele dia, iria perder não só as escavadeiras, mas também a obra. Ela mandou.
  • Depois, disse que o filho ficou doente e ele precisava de dinheiro emprestado para pagar o hospital. Dessa vez, ela também mandou.
  • Um mês depois, ele precisou fazer uma cirurgia de estômago. Ela, de novo, mandou.
  • Depois, disse que estava trabalhando em uma plataforma de petróleo, seu barco tinha sido invadido por piratas que queriam matar ele e sua única saída era, mais uma vez, recorrer a ela. Mais uma remessa enviada.

“São absurdos assim. Mas, infelizmente, a pessoa acaba se apaixonando e acaba caindo”, conta Glauce.

Para chegar até a prisão deste golpista específico, ela passou por 4 etapas. Veja a seguir:

Passo 1: a pesquisa

Comentários