PEC da Transição é aprovada no Senado com vitória confortável para Lula

Publicado em quinta-feira, dezembro 8, 2022 · Comentar 


O Senado aprovou nesta quarta-feira (7) em dois turnos e por ampla margem de votos a PEC da Transição que expande por dois anos o teto de gastos em 145 bilhões de reais para o pagamento do Bolsa Família de 600 reais, conferindo ao governo eleito uma vitória em seu primeiro grande teste no Legislativo.

Com placares folgados –foram 64 votos a favor e apenas 16 contra no primeiro turno e 64 a 13 no segundo, bem acima da exigência mínima de 49 votos para a aprovação–, senadores chancelaram o texto acordado pelo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Concluída a tramitação no Senado, a PEC segue agora à Câmara dos Deputados, onde deve ser anexada a uma outra proposta como forma de agilizar sua votação na Casa. O senador eleito Wellington Dias, designado por Lula para coordenar diálogos e movimentos em torno do orçamento, comemorou o resultado na Casa parlamentar.

“Aprovada a PEC do Bolsa Família colocando R$ 145 bilhões para que a gente tenha a adequação do orçamento para o próximo ano e a garantia de recursos para os mais pobres, colocando-0s no orçamento, como foi o compromisso do presidente Lula”, disse.

“A PEC garante o funcionamento do serviço público e recursos para investimentos. Ou seja, aquilo que é essencial para a estabilidade e para que a gente tenha as condições em dois anos de ter uma âncora fiscal. Eu tenho confiança que também na Câmara Federal haverá essa mesma sensibilidade do Senado de votar pelo Brasil e por quem mais precisa”, complementou Wellington Dias.

O placar também se mostrou favorável ao próximo governo quando o plenário do Senado analisou emendas com potencial de reduzir as aspirações da equipe de transição.

Emenda apresentada pelo Podemos que previa uma ampliação menor do teto de gastos, de 100 bilhões de reais, em vez dos 145 bilhões, e por apenas um ano, em vez de dois, só recebeu o voto “sim” de 27 parlamentares. Outros 50 rejeitaram a sugestão de mudança.

Da Redação
Com WSCOM
Comentários