PERSONALIDADE: Betinho Baltazar e sua estreia no alto clero do poder

Publicado em domingo, dezembro 4, 2022 · Comentar 


O jovem vereador mariense, Betinho Baltazar (PL), conseguiu o improvável, pois não estava em seus planos e muito menos no de seus colegas, ser eleito Presidente do Poder Legislativo de Mari, cidade com cerca de 22 mil habitantes, tida como a ante-sala do brejo paraibano.
.

Na política em Mari para subir alguns degraus e ocupar cargos relevantes necessita de alguns requisitos, os quais são extremamente necessários [ser da família, ser pau para toda obra, ser cego, mudo e surdo], caso o indivíduo não preencha esses requisitos, só a sorte pode lhe impulsionar a galgar espaços de poder privilegiado. E foi mais ou menos isso que ocorreu com o agora novo presidente da Câmara Municipal, até bem pouco tempo tido como do baixo clero, pois não tinha protagonismo nas decisões da casa, tão pouco nas decisões do governo ao qual dá sustentação desde 2017.

Willame Baltazar foi eleito em 2016 para seu primeiro mandato em substituição a seu tio, Marcondes Baltazar, que não pode disputar aquele pleito por motivo de saúde. Betinho, como é popularmente chamado, aceitou o desafio e foi eleito um dos parlamentares mais jovens da Casa de José Paulo de França.

Reeleito em 2020, certamente ele não previa chegar a ser presidente do legislativo. Mas a sorte bateu a sua porta quando a disputa pelo cargo fez com que a base situacionista, da qual faz parte, chegasse a rachar.

Tudo estava programado para a reeleição do vereador Alisson Gomes, pela terceira vez, mas um empecilio jurídico “percebivel” dias antes da eleição, ocorrida no dia 30 de novembro passado, fez com que Betinho Baltazar se tornasse o “candidato solução” dentro do grupo governista.

Concluída a votação Betinho foi eleito com 6 dos 11 votos da casa, mas em momento algum o novo presidente esboçou  vaidade por ter sido escolhido o sucessor de Alisson, se manteve muito discreto. Fontes ligadas ao vereador que estiveram na festa de comemoração da vitória afirmam que nem mesmo nesse momento de intensa felicidade Betinho calçou “sapato salto 15”, se mostrou humilde e sereno, qualidades imprescindíveis para os agentes públicos que devem entender que o poder é efêmero.

A partir de janeiro de 2023, os vereadores da cidade de Mari vão conviver com o Presidente que se mostra moderado e conciliador.

Perfil 

Para entender melhor a personalidade e desbravar o perfil do vereador Betinho Baltazar, o ExpressoPB.net buscou resgatar sua história de vida, ouviu pessoas próximas e fez um recorte do que fala sua mãe, a professora Maricélia Mendonça, sobre sua personalidade e o que pensa sobre o filho.

Nascido na zona rural aos 21 dias do mês de março de 1994, Betinho Baltazar é o jovem pacato, de humor linear e moderado. Fala pouco e observa muito. Essas habilidades cognitivas podem ter sido herdadas do pai, Beto Baltazar. Mas parece ter sido da mãe, a professora Maricélia, o estilo brincalhão e sorridente. Professora a mais de 25 anos, mãe também da jovem Williane, sempre ensinou aos filhos como se comportarem diante das adversidades.

Estudante aplicado, Betinho não concluiu o curso superior, mas a mãe justifica: “desde os 15 anos de idade que ele trabalha foi por esse motivo que infelizmente ele não concluiu o ensino superior, ele não desistiu porque quis, mas por causa das circunstâncias da vida.”, comentou

Saiu da Escola Educandário Claudino Chaves em Taumatá para O CEI+ de onde passou a cursar o ensino médio no MonSerrat em Sapé. Anos depois ingressou na Faculdade Maurício de Nassau no curso de Fisioterapia, trocando este pelo de Gestão Pública na FPB onde também não concluiu.

A bem da verdade, é possível que Betinho tenha trocado os estudos pelas estradas, por onde trafega sempre: é motorista de ônibus, atividade que transparece ser apaixonado, pois mesmo como vereador nunca abandonou o volante.

Em 2019 casou-se com a jovem Izabella, com quem tem um filho de 3 anos de idade que se chama João William.

A mãe de Betinho não consegue esconder o orgulho do filho e destaca como uma das qualidades do filho a honestidade. “Ele é honesto, digno, trabalhador, confiável, amoroso, sincero, humilde, determinado, persistente, respeitoso, altruísta, leal e generoso, isso é o que tenho a dizer sobre ele. Sou muito orgulhosa de tê-lo como filho, sempre acreditei nele e sei que ele irá chegar ainda mais longe, que ele é digno de toda conquista”, disse.

Maricélia desejou que o filho faça uma gestão honrosa a frente da câmara de Mari: “que nesse momento Deus o conceda sabedoria para que ele possa fazer uma gestão honrosa e com dignidade, pois hoje ele tá colhendo o fruto de todo esforço e trabalho. “, argumentou.

“Sou eternamente grata ao Senhor pelo filho que ele é e pelo homem que se tornou. E findo dizendo que sua mãe e sua irmã continuam acreditando e torcendo por você. Te amo meu filho estou junto em todos os momentos.”, finalizou.

Da Redação 
Do ExpressoPB

Comentários