Em Mari, Encontro Intermunicipal das Juventudes Cidadãs discutiu políticas públicas de alcance as juventudes

Publicado em quinta-feira, abril 7, 2022 · Comentar 


No último Sábado, 02/04, ocorreu o maior encontro jovem da história de Mari. Promovido por nomes como a Deputada Cida Ramos (PT) e de Jovens ligados aos movimentos de luta como os professores Joanderson Santos e Professor Erivan, esse último com potente crescimento na polícia local, o evento reuniu jovens de diferentes cidades da região do Brejo com o propósito de incluí-los na discussão política e cidadã.

O evento contou, ainda, com a presença de políticos influentes como o Presidente do Partidos dos Trabalhadores da Paraíba, Jackson Macêdo; o Presidente do Partido dos Trabalhadores de Mari, Severino do Gás; Padre Luiz Couto, Amanda Rodrigues, Ricardo Coutinho, a professora Cida Ramos; Lideranças Sindicais de Mari (Raquel Barbosa, Assis Firmino e Severina Barbosa) e com atrações culturais como os Jovens da Embolada de Coco, Jailson e Wamilson.

A Programação contou com uma mesa redonda ocupada por um representante da juventude local, Jefferson Marques, comunicador da Rádio Araçá FM; o Professor Erivan, o presidente do PT da Paraíba, Jackson Macêdo; o Presidente do PT-Mari, Severino do Gás; Padre Luiz Couto, Amanda Rodrigues; Ricardo Coutinho e a Professora Cida. Nesta mesa, foram explanadas a importância de se discutir políticas públicas de alcance as juventudes, tornando-os protagonistas em decisões que interferem tanto na sua geração, como nas futuras.

Em seguida, houve uma plenária com a participação dos ouvintes a qual foi enfatizado muito a necessidade de se resgatar programas de integração da juventude com os movimentos populares de reivindicação política, como o Orçamento Democrático, muito forte no então governo Ricardo Coutinho.

O Coletivo Resistência reivindicou pautas importantes para a plenária, como a necessidade de se valorizar a luta do trabalhador rural; de Programas ou Projetos de Lei que garanta aos estudantes de Ensino Superior seu transporte gratuito, além de resgatar o “Programa Gira Mundo” que levou filhos de pobres a estudarem durante meses no exterior.

Durante o evento, registrou-se filiações de novos jovens ao Partido dos Trabalhadores de Mari, o que demonstra claro crescimento e renovação no partido.

As 15h a comitiva do evento se dirigiu para um Ato em Memória da Morte de João Pedro Teixeira, líder das Ligas Camponesas em Sapé.

O Evento em Mari é o primeiro de muitos na Paraíba. Os próximos estão previstos para as cidades de Lagoa Seca, dia 9 de abril e João Pessoa 23 do mesmo mês.

Da Redação
Com informações da Assessoria

Comentários