Conversas da Fifa para excluir Rússia do Mundial 2022 estão ‘avançadas’

Publicado em segunda-feira, fevereiro 28, 2022 · Comentar 


A Fifa está em “conversas avançadas” para suspender a seleção russa das competições internacionais, incluindo a Copa do Mundo de futebol, em reação à invasão da Ucrânia – disse uma fonte próxima ao caso à AFP, nesta segunda-feira (28).

Conforme esta fonte, a Fifa trabalha com a Uefa para tomar esta decisão, que excluiria a Rússia do Mundial do Catar-2022, programado para acontecer de 21 de novembro a 18 de dezembro, “a menos que a situação melhore”.

Os russos devem disputar uma partida de repescagem contra a Polônia, em 24 de março, para este Mundial. Os poloneses repetiram em diversas ocasiões que se recusarão a jogar, mesmo em terreno neutro.

A Rússia se encontraria desportivamente isolada com esta decisão, sobretudo se a Uefa confirmar a suspensão em escala continental, algo que deverá acontecer nesta segunda-feira segundo a agência alemã SID, subsidiária da AFP.

Isso resultaria na exclusão da seleção feminina russa da Eurocopa, em julho, na Inglaterra, onde teria que enfrentar Holanda, Suécia e Suíça durante a fase de grupos.

A decisão da Uefa também afetaria o Spartak Moscou, emparelhado nas oitavas de final da Liga Europa com o RB Leipzig.

No domingo, a Fifa anunciou uma primeira rodada de sanções, forçando a Rússia a jogar sob o nome de “Federação Russa de Futebol”, banindo a bandeira e o hino russos de seus eventos e impôs que a seleção russa dispute os jogos em que tem mando de campo fora de seu território.

Da redação/ Com AFP

Comentários