Em Belém-PB, idosos cobram respeito e menos violência da sociedade

Publicado em quarta-feira, fevereiro 9, 2022 · Comentar 


Na manhã desta Quarta-feira (09), durante o Jornal da 99 (primeira edição), na rádio Talismã FM, houve várias reclamações referente a falta de respeito de menores para com os idosos do município.

Segundo relatos da população belenense, alguns menores usa palavras de baixo calão, com xingamentos proferidos aos idosos, inclusive até mesmo ficam altas horas da noite, empinando motos e tirando a paz dos moradores.

A população pede uma solução por parte das autoridades.

Alerta contra a violência aos idosos

É preciso ter mais divulgação da violência sofrida pelos idosos. As pessoas idosas hoje em dia já representam 16% da população brasileira (33 milhões), segundo o IBGE 2019, e se faz necessário maior foco nas violações de direitos e violências sofridas nessa faixa etária.

É necessário divulgar a valorização e uma cultura de respeito às pessoas idosas, e o quanto elas podem contribuir na sociedade, pelas experiências de vida e pela aprendizagem inerente também nas idades mais avançadas, pois nunca é tarde para adquirir novas aprendizagens.

Na grande maioria das vezes, quem pratica a violência contra as pessoas idosas está no seio familiar (seja filhos, na maioria; netos ou sobrinhos) e isso faz com que os idosos tendem a acobertar situações de violências sofridas, no sentido de proteger quem as fez.

E quando há uma campanha que incentiva a denúncia, o assunto se torna massivamente debatido dentro dos lares, o que acaba sendo muito importante para criar esse encorajamento. O ideal seria que não tivesse violência, mas se tem, é preciso conscientizar e não se tornar conivente com violações de direitos praticadas contra pessoas idosas.

Diariamente, os idosos na sociedade já são discriminados e sofrem preconceitos por serem considerados velhos inúteis e descartáveis. Com a pandemia, o preconceito cresce ainda mais.

Da redação 

Expresso PB 

Comentários