Luto em Mari: Morre a professora Esmeralda Rique, educadora e incentivadora da cultura local

Publicado em domingo, janeiro 2, 2022 · Comentar 


A educação de Mari, Zona da Mata da Paraíba, perde neste sábado (01) uma das suas mais ilustres personalidades educacionais do município. A Professora Esmeralda Rique faz sua partida para o plano celeste.

Esmeralda é de uma família tradicional do município de Mari, mas a sua atuação como educadora é a marca indelével que ficará marcada na história do município.

Na década de 80 foi diretora do Colégio Municipal de Mari  e Coordenadora da Primeira Biblioteca Pública Municipal. Há época  uma grande conquista para a população educacional de Mari que passava a dispor de um equipamento disponível apenas em escolas particulares fora de Mari.

Em 1997, a professora Esmeraldo foi a Secretária adjunta da Educação, assumindo a Coordenação de Cultura do município de Mari, se voltando mais uma vez a se dedicar a questões culturais do município.

Registro especial do radialista entrevistando a Professora Esmeralda em Novembro de 1983 (Inicio da carreira jornalista de Eraldo Luiz)

Política – Em 1988, a professora Esmeralda Rique disputou a prefeitura de Mari pelo MDB, na condição de vice-prefeita na chapa do Dr. Luizinho, sendo a terceira colocada naquele pleito.

De família envolvida na política, Esmeralda teve o irmão eleito vice-prefeito de Mari na eleição de 1982 na chapa de seu cunhado o saudoso Adinaldo de Oliveira Pontes.

A  morte – A professora Esmeralda Rique vinha sofrendo de  Mal de Alzheimer havia alguns anos, tendo se agravado os problemas de saúde e encontrava-se acamada.

A morte de Esmeralda Rique deixa uma lacuna em sua geração que marcou história em Mari e que o tempo encarrega-se de ir encerrando um a um.

Da Redação 
Do ExpressoPB/Fotos: Arquivo @expressopb

 

Comentários