Descaso: Capim é 212º entre os municípios da PB que melhor cuidam da Atenção Primária à Saúde

Publicado em segunda-feira, outubro 25, 2021 · Comentar 


No ranking dos indicadores de desempenho do programa Previne Brasil, o município de Capim ocupa a última posição do Vale do Mamanguape, ou seja, a pior Atenção Primária à Saúde (APS) da região que compreende 12 cidades. Em nível estadual, Capim ocupa apenas o 212° lugar, ficando à frente de apenas 11 municípios (a Paraíba tem 223 cidades ao todo). A informação do ranking é do Blog do Chico Soares.

É o retrato da gestão deficitária do prefeito Tiago Lisboa (PSDB), que está à frente do executivo do município desde 2017 e não conseguiu fazer a cidade melhorar em índices importantes como saúde, educação e infraestrutura, pelo contrário, fez a cidade regredir.

A porcentagem do desempenho reflete a qualidade da APS nas cidades analisadas. Em uma escala de 0 a 100%, Capim ficou com apenas 29,9%, quase 10 pontos percentuais a menos que o penúltimo município pior avaliado no Vale do Mamanguape, Marcação (37,5%).

Confira os indicadores levados em conta na avaliação da APS:

Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente; percentual de pessoas hipertensas com Pressão Arterial aferida em cada semestre; e percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Sobre o Previne Brasil

O programa tem como finalidade reestruturar a forma de enviar recursos para os municípios. Dessa forma, existe um investimento maior nos cuidados básicos de Saúde. O Previne Brasil busca incentivar os municípios a cadastrarem mais usuários nos Postos de Saúde, e dessa maneira, ampliar os vínculos entre pacientes e as equipes de saúde.

Da Redação
Do ExpressoPB

Comentários