Paraibanos estão com tudo pronto para as Paralimpíadas de Tóquio

Publicado em segunda-feira, agosto 9, 2021 · Comentar 


Os paraibanos que fazem parte da Seleção Brasileira de Futebol de 5, nos Jogos Paralímpicos, já estão no Japão. A estreia brasileira será contra a China no próximo dia 28. Segundo o professor paraibano Fábio Vasconcelos, técnico do Brasil, esta será uma competição diferente.

“Vai ser uma Paralimpíada diferente, pois passamos quase dois anos sem competição. É um grupo experiente, a grande maioria foi para uma ou duas Paralimpíadas, no mínimo”, afirmou Fábio Vasconcelos, destacando que o Brasil tem uma mescla com gente que já vem na transição das seleções de base.

Entre os jogadores jovens estão Tiago Paraná e Jardiel. Mas o elenco tem os mais experientes como Damião Robson, além de Jefinho, Ricardinho, Guegueu, que estão, talvez, na melhor fase. “Eu sei que resolve na hora que precisar. O grupo está muito bem fisicamente. Vamos fortes para brigar por mais uma medalha, com certeza”.

Os paraibanos que fazem parte da relação de convocados para o Futebol de 5 são os goleiros Luan Lacerda e Matheus Costa, o fixo Damião Robson, e o ala Jardiel Vieira. De acordo com o professor Fábio Vasconcelos, os brasileiros vão aproveitar estes 20 dias para a adaptação do horário dos jogos.

A meta será se preparar bem, para começar bem a competição. Ele destaca a força do adversário, na estreia. “O jogo será contra a China, atual campeã asiática e uma de nossas adversárias mais tradicionais em Paralimpíadas”. O Brasil ainda joga contra o Japão e a França na primeira fase da competição.

Atletismo

O time de paraibanos do atletismo também já está em terras japonesas.“Estávamos na cidade que tem o maior número de brasileiros, aqui no Japão, Hamamatsu. Fica a seis horas de Tóquio”, afirmou o professor Pedro de Almeida Pereira, Pedrinho.

A expectativa do pessoal do atletismo, de acordo com Pedrinho, é a mesma dos componentes da equipe de Futebol de 5. “Estamos no processo de adaptação ao fuso horário. Vou aproveitar para tentar equilibrar o sono da viagem”. Além de Petrúcio Ferreira, a Paraíba ainda está sendo representada por Cícero e Joeferson, no atletismo.

Goalball

A Seleção Brasileira de Goalball masculina conta com o atleta paraibano José Roberto, natural de Lagoa Seca. Ele pertence à Associação Paraibana de Cegos (Apace), já fez parte das seleções nas edições Rio 2016 e Londres 2012 e conta com duas medalhas, sendo uma de prata e outra de bronze.

A equipe masculina, atual bicampeã mundial, fará a partida inaugural da modalidade na Paralimpíada diante da Lituânia, campeã na Rio 2016, no dia 24 de agosto, às 21h.

O time feminino tem como treinador Dailton Freitas do Nascimento e assistente técnico, Jonatas da Silva Cunha Castro, ambos paraibanos. As meninas buscam a primeira medalha paralímpica e encaram os Estados Unidos no dia 25.

Da redação/ Com Franco Ferreira e Portal Correio

Comentários