Não é hora de tirar presidente, diz Marco Aurélio sobre áudio de rachadinha

Publicado em segunda-feira, julho 5, 2021 · Comentar 


O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio disse que o Brasil precisa “marchar com segurança” e que “não é hora” de se pensar em tirar o presidente.

A afirmação foi feita após questionamento da reportagem sobre os áudios publicados pelo UOL que indicam o possível envolvimento direto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no escândalo das chamadas rachadinhas.

Está na hora de tirar o pé do acelerador e esperarmos. É preciso adotarmos temperança e reconhecermos que ele (Bolsonaro) tem um mandato para cumprir de quatro anos”Marco Aurélio Mello

Segundo o ministro, é necessário que se apure caso tenha havido algum “desvio de comportamento”. Ele, no entanto, afirmou que o presidente não pode ser investigado por fato estranho ao atual mandato, o que torna suspenso “qualquer procedimento e prescrição” contra Bolsonaro.

“Evidentemente, se houver qualquer desvio de comportamento, é preciso que se apure, mas o presidente só poderá responder depois que deixar a cadeira presidencial”, explicou.

Para o decano, que está prestes a se aposentar, o Brasil tem vivido “tempos tormentosos”. Ele defendeu “marchar com segurança”.

“Não é impunidade, que não sou a favor da impunidade. Pelo contrário, sou a favor da responsabilidade”, disse.

As chamadas rachadinhas configuram crime de peculato e ocorrem quando funcionários públicos, que integram o gabinete do político, entregam parte do salário aos que os nomearam.

As gravações apresentadas pelo UOL indicam que o presidente Bolsonaro participava diretamente do esquema, e que chegou a demitir funcionários que se recusavam a entregar parte dos salários à família.

Da redação/ Com UOL

Comentários