Anvisa aguarda relatórios detalhados para liberar vacina Sputinik V

Publicado em segunda-feira, março 29, 2021 · Comentar 


Enquanto aguarda avaliação da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a vacina Sputinik V, produzida pela Rússia, precisa de relatórios mais detalhados para que seja liberada no Brasil. A declaração é da diretora da Anvisa, Meiruze Freitas, que participou, nesta segunda-feira (29), de mais uma reunião da comissão temporária da covid-19, no Senado. Ela negou interferências políticas na agência.

O consórcio formado por estados do Nordeste formalizou a compra de 37 milhões de doses da vacina russa, que já consta no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, mas o imunizante ainda não foi aprovado pela Anvisa.

Outro assunto tratado no encontro virtual foi a fabricação de vacinas no território brasileiro.

Empresas de produtos veterinários já negociam com o governo a possibilidade de produzir vacinas inativas contra a covid-19. Quem confirmou, no encontro, foi o vice-presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, Emílio Salani.

De acordo com Salani, a indústria de saúde animal tem segurança suficiente para produção e armazenamento. Diante dessa possibilidade, a representante da Anvisa anunciou que a agência deve se reunir com representantes da indústria de saúde animal, para tratar do assunto.

O relator da comissão temporária de combate à covid, Senador Wellington Fagundes, destacou a necessidade da produção de mais vacinas e citou que menos de 7% da população brasileira está imunizada, o que considera insuficiente.

Edição: Sâmia Mendes/Adrielen Alves
Da redação/ Com Agência Brasil
Comentários