Chef dá dicas sobre como preparar uma ceia de Natal deliciosa e econômica

Publicado em quinta-feira, dezembro 24, 2020 · Comentar 


Com o Natal se aproximando muitas famílias já começaram a planejar e pesquisar o valor do cardápio para a noite do dia 24 de dezembro. Os ingredientes tradicionais para a ceia tendem a ficar mais caros, e o G1 buscou a chef Sônia Rodrigues para propor o desafio: como fazer uma ceia de natal mais em conta em 2020?

A chef pensou em alternativas para fazer uma ceia bonita, muito gostosa e mais barata: ela propõe, ao estilo nordestino, substituir o tradicional peru pela carne de sol e frango e/ou galinha caipira.

Sônia contou que idealizou essa reformulação da ceia de Natal para atender duas exigências: a de montar uma ceia econômica tanto no preço como na quantidade de comida. A chef considerou que, como as autoridades de segurança recomendam que as famílias evitem se aglomerar durante as festas, as ceias devem ser preparadas para uma quantidade pequena de pessoas.

“Aqui em casa, por exemplo, apenas eu, meu marido e meu filho cearemos. Então não tem condição fazermos um peru para três pessoas. É mais viável trocarmos ele por uma porção de carne de sol.” conta, sorrindo, a chef Sônia.

Chef Sônia Rodrigues de Teresina, Piauí, conta como vai preparar sua ceia de natal — Foto: Divulgação
Chef Sônia Rodrigues de Teresina, Piauí, conta como vai preparar sua ceia de natal — Foto: DivulgaçãoOutra dica que a chef dá é comprar um corte de carne mais barato e produzir sua própria carne de sol, ao invés de compra-la pronta por um preço mais salgado.

Para a ceia em sua casa, a chef contou que vai preparar uma carne de sol no mesmo molde do peru natalino. A ideia é preparar a carne de sol e rechear com ingredientes típicos natalinos, como ameixa, palmito, cereja, presunto de peru, azeitona, acompanhado de uma farofa de banana e salada de folhas. O recheio fica a critério de sua preferência deixando a ceia a seu gosto.

*Lívia Ferreira, estagiária sob supervisão de Andrê Nascimento

Da redação/ Com G1 Piauí

Comentários