Dani Calabresa se pronuncia sobre acusação de assédio a Marcius Melhem

Publicado em sábado, dezembro 5, 2020 · Comentar 


Nesta sexta-feira, 4, a revista Piauí divulgou uma reportagem intitulada “O que mais você quer, filha, para calar a boca?”, a qual revelou detalhes sobre os casos de assédio sexual e moral denunciados contra Marcius Melhem, na época em que ele era diretor do programa Zorra, da Rede Globo. Aristas repercutiram o caso hoje nas redes sociais (leia ao final do texto).

Os primeiros detalhes, em destaque no material, foram relacionados aos atos sofridos por Dani Calabresa. A publicação inicia descrevendo uma confraternização do elenco do Zorra, em 2017. Na ocasião, a revista relata que Melhim encurralou a humorista na saída de um banheiro e tentou agarrá-la.

“Ela reagiu, bateu com a parte traseira da própria cabeça na parede e pediu que Melhem a deixasse passar. Em vão. Com uma das mãos, ele imobilizou os braços da atriz. Com a outra, puxou a cabeça dela para forçar um beijo. Assustada, Calabresa cerrou os lábios e virou o pescoço, mas Melhem conseguiu lamber o rosto dela. Em seguida, tirou o pênis para fora da calça. Enquanto a atriz tentava soltar os braços e escapar da situação, acabou encostando mão e quadris no pênis de Melhem”, disse a reportagem.

Após o ataque, Calabresa teria conseguido se desvencilhar do então chefe, reencontrando os colegas e sendo confortada por Luis Miranda e George Sauma, enquanto tinha uma crise de choro.

De acordo com a Piauí, três dias após o ocorrido, Melhem apareceu durante uma gravação do programa para conversar com Dani Calabresa, que no momento contracenava com Maria Clara Gueiros. Ele teria dito: “Eu não tenho culpa do que aconteceu! Quem mandou você estar muito gostosa?” Calabresa reagiu dizendo que não aceitava as desculpas. “Você já me agarrou, lambeu minha cara e encostou o pau em mim”.

Outra situações, como Melhem passar no camarim para conferir o figurino da atriz e a chamar de “gostosa”, também foram registradas no mesmo ano. Além disso, relatos afirmam que o humorista atrapalhava o crescimento de Calabresa na Rede Globo, a impedindo de participar de programas da emissora.

Após deixar o elenco do Zorra e ir para os Estados Unidos, em 2019, Dani Calabresa denunciou os ocorridos, sendo a primeira mulher que levou a situação à alta cúpula da Rede Globo. Primeiramente, o caso foi levado à Monica Albuquerque, chefe de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico (DAA), que fez uma recomendação de terapia ao acusado, sem nenhuma punição.

Depois, os fatos foram levados a Carlos Henrique Schorder, diretor da área de entretenimento, esporte e jornalismo da emissora, que ordenou a realização de uma investigação. Durante o processo, outros casos foram aparecendo. A reportagem também cita uma mobilização de artistas, que fizeram uma carta pressionando um posicionamento da emissora. Dentre eles, estavam Eduardo Sterblitch, João Vicente de Castro e Marcelo Adnet. Marcius Melhem só teve seu contrato encerrado no dia 14 de agosto deste ano.

MAIS ACUSAÇÕES CONTRA MARCIUS MELHEM

Pelo menos mais cinco mulheres denunciaram, à alta cúpula da Globo, assédio sexual por parte do humorista. Três atrizes falaram que se incomodavam de contracenar com ele e citaram situações em que Melhem roçava o pênis ereto nelas. “Ele fazia isso até quando me encontrava nos corredores. Sempre em tom de brincadeira, como se o lugar fosse apertado demais e fosse impossível não encostar em mim”, disse uma.

No total, a reportagem ouviu 43 pessoas, entre vítimas e testemunhas de assédio sexual e moral envolvendo Melhem, e descreveu casos que aconteceram entre os anos de 2015 e 2019.

As vítimas procuraram a advogada Mayra Cotta, buscando orientação jurídica de como proceder com a situação. Elas querem receber o relatório do compliance que foi feito à emissora. Trinta profissionais do Departamento de Humor assinaram um e-mail enviado a Schroeder com relatos de insatisfação pela forma como o caso foi finalizado.

A DEFESA DE MARCIUS MELHEM

Marcius foi procurado pela reportagem, mas se negou a conceder entrevista. Ele alega que a “sentença” do caso já está dada e afirmou que pediria desculpas a quem magoou. “Estou disposto a assumir qualquer erro ou dano que tenha causado. Mas é preciso que a conversa seja transparente, sem omissões, mentiras ou distorções sobre as relações”, escreveu em declaração à Piauí. Ele, que já declarou inocência em suas redes sociais, disse que vai buscar “justiça”.

Apesar do discurso empático, em um áudio que a reportagem teve acesso, logo após a denúncia de Calabresa, Melhem debochou da atriz. “Ainda ganha um quadro no Se Joga e um programa no GNT. O que mais você quer, filha, para calar a boca?”, perguntou.

Da Redação 
Com O Povo Online

Comentários