Inmet divulga alertas laranja e amarelo sobre risco de chuvas intensas para 75 municípios da Paraíba

Publicado em segunda-feira, novembro 2, 2020 · Comentar 


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta 75 municípios para o risco de chuvas intensas na Paraíba. A diferença entre os dois avisos emitidos é que o grau de severidade amarelo indica perigo potencial para 22 municípios e o grau laranja indica perigo confirmado de intensidade de chuvas para 53 municípios. Oito municípios integram os dois comunicados. Os alertas valem desta segunda-feira (2) até as 11h desta terça-feira (3).

Conforme apurou o ClickPB, no alerta laranja, o Inmet informa risco de “chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”

Confira lista dos municípios com alerta laranja de chuvas intensas na Paraíba

Confira lista dos municípios com alerta amarelo de chuvas intensas na Paraíba

Já no alerta amarelo, o Inmet avisa sobre “chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”

Em ambos os alertas, a recomendação é que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem “debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).”

Da redação/ Com Click PB

Comentários