Pela primeira vez desde 1996, cidade de Sobrado não terá mulher disputando a prefeitura

Publicado em segunda-feira, julho 20, 2020 · Comentar 


A pequena cidade de Sobrado, na região da grande Sapé, tem um histórico de forte presença das mulheres na disputa pelo comando do poder local. Desde sua emancipação em 1994, as eleições municipais conta com mulheres protagonizando o embate político.

As eleições de 2020 terá um diferencial, pois, a preço de hoje, nenhuma mulher vai entrar na briga pela disputa da prefeitura, apesar de duas terem ensaiado [Márcia e Raquel Melo], mas ficou só no ensaio.

O quadro que se desenha é de uma disputa genuinamente masculina, com pouca ou quase nada da presença das mulheres no enfrentamento eleitoral.

Em 1996, primeira eleição no município, a disputa foi protagonizada entre duas mulheres: Maria Luiza e Célia Melo, neste pleito Luiza levou a melhor. Em 2000, Luiza concorreu a reeleição contra Célia que venceu novamente.

Em 2004 a disputa teve a participação mais uma vez  de dona Célia Melo que disputou contra o então prefeito Zé de Bina, tendo sido eleita Célia com 1.986 votos.

Em 2008 a prefeita Célia disputou a reeleição contra Marcia Valéria, que era sua vice, vencendo o páreo. Em 2012 Márcia Valéria disputou o pleito novamente contra o atual prefeito George Coelho que venceu.

Em 2016, George concorreu a reeleição mais uma vez contra Marcia Valéria e novamente venceu a eleição.

Da Redação 
Do ExpressoPB

Comentários