2020: Três forças políticas caminham para disputar eleições em Belém da PB; cenário é acirrado

Publicado em quarta-feira, abril 15, 2020 · Comentar 


A cidade de Belém, na região em torno de Guarabira na PB e Nova Cruz no RN, é conhecida em período eleitoral como uma das mais agitadas da região. As disputas eleitorais são sempre carregadas de emoções fortes, capazes de separar famílias, bem como juntar tradicionais adversários, tudo depende do clima e das intenções de quem disputa cada pleito.

As eleições 2020 será escrita como mais um episódio da história política de Belém onde as emoções devem dominar o cenário, pelo menos é o que se projeta do quadro atual.

Três forças políticas se apresentam como opção para o pleito de outubro próximo, caso ele venha a se realizar.

A prefeita Renata Chris se filiou ao Cidadania e levou nove vereadores, o ex-Deputado Ricardo Marcelo foi para o PDT com sua irmã, a empresária Dona Aline e o ex-prefeito Tarcísio Marcelo do PSDB conseguiu reunir o ex-prefeito Edgar Gama (MDB) e o líder comunitário Upiracktan Santos do PCdoB. Esses últimos sobrevive em grande estilo no meio do tiroteio entre as duas outras forças.

Não há cenário fácil em um quadro como esse, pois esse tripé tem demonstrado cada um a seu modo que pretende se consolidar para conquistar a simpatia do eleitorado belenense. Apesar de que há quem duvide da candidatura da empresária Dona Aline, que tem seu nome citado permanentemente pelo irmão, o ex-deputado Ricardo, conhecido por Ricardo Marcelo, graças a força política e o sobrenome do irmão Tarcísio.

A dúvida na possível candidatura de Dona Aline acontece porque, apesar dela ter afirmado a algum tempo que o seu nome estaria a disposição, ela própria não tem confirmado que será candidata, apenas o irmão tem feito declarações nesse sentido. A empresária se mantém em silêncio assistindo a movimentação política.

Esse silêncio de Dona Aline tem deixado muitos aliados e filiados do PDT, partido ao qual está filiada, desconfiados que pode haver surpresas mais na frente. O fato mais sintomático foi a saída do ex-vereador Professor Adriano Gouveia da legenda, logo que a esposa de Ricardo [Marcelo] se filiou ao partido, o que tem gerado especulações e questionamentos até pela própria historia de Adriano no PDT.

O ex-prefeito Tarcísio Marcelo tem pregado a unidade das oposições para “salvar Belém” e tem dado exemplo. Esqueceu as diferenças com o ex-prefeito Edgar e com o próprio Upiracktan no sentido de construir uma frente de oposição forte e espera o mesmo de seus irmãos Ricardo e Aline.

Enquanto isso a prefeita Renata tenta manter unidade em sua base e fontes ouvidas pelo ExpressoPB.net afirmam que o grupo situacionista entende ser bem mais fácil o pleito com duas candidaturas na oposição.

Da Redação 
Do ExpressoPB 

Comentários