Fim do lixão: Catadores de Sapé participam de capacitação em empreendedorismo

Publicado em quarta-feira, janeiro 29, 2020 · Comentar 


O Projeto de Fomento a Empreendimentos Econômicos Solidários atuantes em Resíduos Sólidos da Paraíba na cidade de Sapé, através do Instituto IBRADHES, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do município – SEMAIE iniciou no último dia 20 deste mês suas atividades com os catadores de lixo.

A capacitação visa estimular iniciativas para o melhor aproveitamento de resíduos visando a geração de renda para catadores, tendo em vista a desativação do lixão da cidade, e as medidas necessárias para a conclusão do processo já foram tomadas.

O Instituto realizou a primeira etapa do projeto nos últimos meses de 2019, o que consistia na identificação dos catadores e posterior seleção. O programa disponibiliza almoço para os dez alunos selecionados, dando início as atividades das 13h até 17h30, no espaço disponibilizado pelo CIAF (Centro Integrado de Apoio Agricultura Familiar), durante dois dias na semana, tendo continuidade até 27 de março deste ano, sobre orientação do Engenheiro Ambiental Ramon Gomes.

O Prefeito Roberto Feliciano, entusiasta deste projeto, destacou sua importância como instrumento que vai permitir aos participantes uma renda a mais, possibilitando a melhoria da qualidade de vida.

A secretária executiva do Meio Ambiente do Município, Janaína Silva, considera a capacitação “uma iniciativa de grande ganho para a cidade, uma vez que a implantação da coletiva seletiva na cidade, além de contribuir para a geração de renda, irá diminuir os custos com a gestão dos resíduos e consequentemente diminuirá a poluição ambiental”.

O secretário de Obras e Meio Ambiente, Síndio Bisneto, tem se dedicado a fornecer a assistência necessária para a realização da capacitação, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o cidadão sapense.

Da Redação
Com Secom/PMS

Comentários